Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
starsA ampla e diversificada programação da IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia começou nesta quarta-feira, 19, na Estação das Docas, em Belém. O evento será realizado até o próximo dia 21 e conta com grande participação da Universidade Federal do Pará (UFPA) em atividades científicas e culturais.
Simbologia na Bandeira do Brasil – Nesta quinta-feira, 20, acontece a palestra “A astronomia na Bandeira do Brasil”, a qual será ministrada pelo professor da Faculdade de Ciências Naturais e coordenador do Núcleo de Astronomia (Nastro/UFPA), Franciney Palheta. “O símbolo da Bandeira do Brasil é usado em muitos momentos, como na época da Copa do Mundo de futebol, mas pouco se conhece da sua origem astronômica”, considera o professor, ao falar da importância da atividade que irá ministrar.

De acordo com o docente, na palestra, serão discutidas as nove constelações representadas no símbolo nacional e uma das estrelas destacadas será a Sigma Octantis, que se localiza próxima do polo celeste sul, um ponto fixo no céu, ao redor do qual giram todas as estrelas do céu boreal. Franciney Palheta explica, ainda, que Sigma Octantis (sigma do Oitante), na Bandeira brasileira, representa a capital federal do País. “Esta estrela representa Brasília, que é o centro do poder político, onde tudo gira em torno dela”, complementa.

Nesta palestra, será destacada, ainda, outra estrela: a que fica isolada acima do lema “Ordem e Progresso”. Conforme o professor, esta estrela representa o Pará, e a explicação para isso será dada ao longo da atividade.

Buracos negros - Outra atividade promovida pela UFPA será a palestra “Buracos negros: devoradores cósmicos”, pela qual será responsável o professor da Faculdade de Física, Luiz Crispino. A palestra será realizada nesta sexta-feira, 21, e irá tratar de um tema pouco conhecido e explorado na educação básica. “A nossa proposta é, por meio dessa atividade, popularizar e tornar interessantes assuntos da Física e a tecnologia de maneira geral aos estudantes dos ensinos fundamental e médio. Inclusive, isso já acontece por meio dos projetos de extensão desenvolvidos pela Faculdade, como o ‘Física e tecnologia para a escola’”, argumenta Luiz Crispino.

Curiosidade – Segundo o professor da Faculdade de Física, a palestra irá proporcionar um momento muito interessante ao público presente. Utilizando um software, o docente irá mostrar como estava o céu às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889, quando fora proclamada a República no Brasil.

Feira de Ciência e Tecnologia – Nesta quarta-feira, 19, aconteceu a palestra “A Física da Tsunami”, ministrada pelo também professor da Faculdade de Física Elinei Santos. As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira, 21, na Estação das Docas, na capital paraense. A Feira é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2011, que começou segunda-feira, 17, e vai até o próximo domingo, 23, e é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Serviço

UFPA participa com palestras sobre assuntos de Física na IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia

Período: de 19 a 21 de outubro de 2011, ao longo da realização da Feira

Local: Estação das Docas

Para acessar a programação completa da Feira, clique aqui.

A programação detalhada a ser promovida pela UFPA pode ser acessada aqui.

Assessoria de Comunicação da UFPA