Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O 1º Seminário Criminologia Cultural e Humanização do Sistema Penal será realizado pelo Curso de Direito e Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Cruz Alta no dia 04 de novembro, no Salão Nobre do Campus. O evento tem caráter interdisciplinar e objetiva criar um debate atual sobre direitos humanos frente à criminologia, abordando o seu viés antropológico-cultural.
O público-alvo são docentes e acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social e comunidade universitária da região. As inscrições poderão ser feitas até 28 de outubro, pela internet, no site www.unicruz.edu.br, e até o dia do evento, na Assessoria de Eventos do Campus. O investimento é de R$ 15,00.

A abertura está prevista para as 18h. Na sequência, haverá apresentação do grupo de capoeira de Cruz Alta e mini-palestra “Capoeira: do crime à cultura”, a cargo do especialista em Ciências Penais e mestre em Direito Luis Gustavo Durigon. Às 19h, será realizado o “Painel Criminológico – A (Re)Humanização do Sistema Penal – desafios e perspectivas”, com Ezequiel Vettoretti, diretor do Programa Permanente de Valorização da Advocacia da OAB/RS; Marco Scapini, mestre e especialista em Ciências Criminais; Luis Gustavo Durigon; Adalberto Fernandes Falconi, mestre em Direito; Ricardo Tjader, juiz de Direito de Cruz Alta; e Carolina Sanfelice Mariani, promotora de Justiça Criminal de Cruz Alta.

Às 20h, será realizada a palestra “Princípios Constitucionais do Direito Penal”, proferida por André Domingues, mestre em Direito Público, com mediação da coordenadora do curso de Direito da Unicruz, Raquel Buzatti Souto. E às 21h, o tema será “Aspectos biológicos do comportamento violento”, a cargo de Renato Zamora Flores, médico geneticista, mestre e doutor em Genética e professor da UFRGS, com mediação de Angelita Woltmann, mestre em Direito da Integração Latino-americana e Pablo Ritzel, advogado especialista em Ciências Criminais e pesquisador do Provalor da OAB/RS.