Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Arnaldo-NiskierEm homenagem ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, a Universidade Católica de Petrópolis promove uma atividade aberta à comunidade na próxima semana. O convidado a proferir palestra é o jornalista, professor, educador, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e um dos principais especialistas brasileiros em educação, Arnaldo Nisker. Com um currículo de quase uma centena de livros, mais da metade só na área de educação, e um entusiasta do ensino à distância, Niskier vai fazer reflexões sobre a educação e debater os processos educacionais no Brasil.
Entre suas principais obras, destacam-se Educação brasileira: 500 anos de história (1500-2000); S.O.S. educação - Sugestões para a virada do século (1991); Filosofia da educação: uma visão crítica (1992) e LDB - A nova lei da educação (1996). O encontro será na sexta-feira, dia 07 de outubro, às 19h, no Salão Nobre do campus BC da UCP.

Arnaldo Niskier é Doutor em Educação, ocupa a Cadeira 18 da ABL, onde foi recebido pela acadêmica Rachel de Queiroz e recebeu os acadêmicos Murilo Melo Filho, Carlos Heitor Cony e Paulo Coelho. Ocupou vários cargos públicos, quando desenvolveu uma série de políticas públicas em educação. Foi secretário de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro entre 1979 e 1983. Exerceu também os cargos de Presidente da Fundação de Artes do Rio de Janeiro - FUNARJ; Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro; Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e vice-chanceler da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Niskier foi membro do Conselho Federal de Educação, onde atuou com a finalidade de elaborar a Política de Educação à Distância; presidiu a Câmara de Ensino Superior e coordenou o Seminário Nacional de Qualidade do Ensino, realizado em Brasília (1991). Foi relator de 538 processos e apresentou 23 indicações, com temas essenciais, como a informática na educação, atendimento a superdotados e educação à distância. Em 1996, Arnaldo Niskier foi nomeado para o Conselho Nacional de Educação. Foi o criador do Planetário do Rio de Janeiro em 1970 e membro do Grupo de Trabalho que estudou a viabilidade de implantação da Universidade Aberta no Brasil.

O imortal também investiu na literatura infanto-juvenil com mais de 30 títulos publicados. Alguns foram adaptados para o teatro. São eles: O dia em que o mico-leão chorou, O grito do Guarapiranga e Maria Farinha.

Serviço:

Palestra com Arnaldo Niskier

Data: 07 de outubro (sexta-feira)
Local: Salão Nobre, campus BC.
Horário: 19h
Endereço: Rua Benjamim Constant, 213 - Centro