Pireddu, conceituado pesquisador na área da economia da energia, tratou dos diversos conceitos da política energética com base em suas implicações econômicas. “A energia sob o contexto da física é bastante clara. Do ponto de vista da economia, a definição de energia é muito mais problemática porque é um recurso ambiental, é um recurso geopolítico, é uma mercadoria, mas também uma necessidade social”.
Para Gilberto De Martino Jannuzzi, docente da FEM e coordenador do Nipe, Pireddu – “um amigo da Unicamp” - é um conceituado especialista na área de energia na Itália. “Ele tem vários trabalhos não só acadêmicos, mas também práticos junto à indústria e órgãos de regulação”, afirmou.
Entre suas publicações mais recentes destacam-se: Economia dell'Ambiente - Un'introduzione in equilibrio generale (Apogeo, 2002); Il prezzo da pagare - L'Italia e i conflitti del panorama energetico mondiale (Baldini Castoldi Dalai, 2008, con Stefano Agnoli); Economia dell'energia - I Fondamenti (Pavia University Press, 2009).
O evento foi organizado em parceira com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do ABC.