
A mesa de abertura do evento contou com a presença do coordenador da graduação em Relações Internacionais, professor Paulo Kuhlmann, do coordenador adjunto do Mestrado em RI, professor Henrique Altemani, do coordenador do evento, professor Felipe Reis, do antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Márcio Goldman, do Ministro Conselheiro do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste (ERENE), César Leite, e do secretário do SIEPRI, Herbert Gomes.
Na ocasião, o professor Paulo Kuhlmann comemorou a realização deste evento da UEPB, na área de RI, com proporções bem maiores que as outras iniciativas anteriores, que tinham um caráter regional. Ele destacou ainda a dedicação do corpo discente em colaborar com o evento.
Já o professor Henrique Altemani saudou a todos e pontuou a importância de iniciativas como estas do SIEPRI como uma maneira de proporcionar um contato destes alunos com outras formas de pensamento e pesquisas acadêmicas.
O professor Felipe Reis enfatizou a boa aceitação do evento, refletida em significativo número de inscrições, com a participação de estudantes e pesquisadores de todo o país, além de palestrantes convidados de prestígio internacional.
Identidade Brasileira
A mesa de abertura intitulada “Quem somos? A identidade brasileira em questão”, foi apresentada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/ UFRJ, Márcio Goldman.
Em sua apresentação, o professor Márcio Goldman, que possui uma larga experiência na área de identidade nacional, discutiu este tema sob a perspectiva antropológica. Dentre as questões abordadas estão noções de identidade, raça, racismo, além de cotas étnico-raciais, discriminação racial, política e cultura.
Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Márcio Goldman atua nas áreas de Teoria Antropológica, Antropologia Simétrica e Religiões Afro-Brasileiras. É autor de "Razão e Diferença. Afetividade, Racionalidade e Relativismo no Pensamento de Lévy-Bruhl”, "Alguma Antropologia" e "Como Funciona a Democracia. Uma Teoria Etnográfica da Política".
Cenário Internacional
O ministro conselheiro César Leite complementou a visão de identidade nacional focando na ligação deste tema à política externa atual. “A nossa identidade é a definição do que vamos ser no cenário internacional”, afirmou.
Em sua apresentação, César Leite estabeleceu uma diferenciação entre o conceito de relação entre países e política externa, além de mostrar as diferentes definições de vários autores para o termo “diplomacia”.
O ministro destacou a importância do Brasil, no aspecto econômico e político, e lembrou os esforços do ex-presidente Lula para divulgar o país no exterior. “Tenham consciência que o Brasil é uma potência, o bloco econômico que prevalece é o G-20, do qual o Brasil faz parte e é uma voz obrigatória nesse contexto atual”, explicou.
A segunda mesa “A Política Externa Brasileira dirigida à América Latina” contou com a participação do Cônsul do Panamá, Saulo Farias e o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcelo Medeiros.
Saulo Farias discutiu a integração latino-americana e qual a posição do Brasil nessa questão. O diplomata também apresentou aos participantes do SIEPRI um pouco sobre o Panamá - país que ele representa.
Já o professor Marcelo Medeiros abordou a política externa brasileira no que diz respeito ao processo de integração nacional, estabelecendo um diálogo sobre a política atual e nível de dependência.
Marcelo Medeiros possui doutorado em Ciência Política pelo Institut d’études Politiques de Grenoble, é líder do Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais - NEPI/UFPE/CNPq e Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP.
O pesquisador tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional e em Sistemas Governamentais Comparados, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, Política Externa Brasileira, União Européia, Política Externa Francesa, Instituições, Governança e Democracia.
Programação
O 1º SIEPRI prossegue até esta sexta-feira, com palestras, mesas-redondas, minicursos e várias outras atividades acadêmicas voltados à temática “Política Externa Brasileira: quem somos, o que fizemos e o que queremos?”.
Participam da iniciativa estudantes, professores e pesquisadores de Relações Internacionais e áreas afins, de todo o Nordeste, além de outros estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro, e de outros países, como Espanha. Alguns dos participantes são docentes das áreas de Sociologia, Geografia, e História, oriundos de escolas públicas municipais e estaduais que puderam se inscrever gratuitamente.