“Será uma excelente oportunidade para o estreitamento dos laços de pesquisa entre as três universidades estaduais paulistas e instituições e pesquisadores japoneses”, afirma o assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas (Arex) da Unesp, José Celso Freire Junior.
O evento também visa fomentar cooperação internacional e joint-ventures entre instituições japonesas e brasileiras para o desenvolvimento de novas tecnologias. Organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) da Unicamp, o encontro terá oito palestras ministradas por diversos pesquisadores e profissionais do Brasil e do país asiático.
Responsável pela organização de uma das conferências, a professora Mary Yoko Okamoto, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Câmpus de Assis, ministrará a palestra “O contexto atual de brasileiros na imigração para o Japão”, ao lado da professora Eunice Akemi Ishikawa, da Shizuoka University of Art and Culture, e de Masato Ninomiya, presidente do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior.
"Debateremos alguns problemas, como o choque cultural, as dificuldades de adaptação das famílias e a educação dos filhos de imigrantes", explica Mary. "Essas questões são muito importantes, pois já são 270 mil brasileiros morando no Japão". Segundo ela, o governo japonês resolveu investir na área social para tentar solucionar esses fatores.
As inscrições custam R$ 150 até o dia 20 de setembro e R$ 200 após essa data. A programação completa e outras informações podem ser encontradas no site www.nipeunicamp.org.br/brasiljapao/the-event.php.