Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), José Maria Pereira Guerra, participará do Seminário de Acesso ao Ensino Superior (SAES), que acontecerá entre os dias 04 e 06 de setembro, em Fortaleza. O seminário terá como tema o “Acesso ao ensino superior: modelos e desafios” e contará com representantes de universidades federais de todo o país. O SAES é um evento anual que aborda os temas pertinentes ao desenvolvimento acadêmico e, por isso, conta sempre com a presença de representantes da UFJF.
Neste ano, um dos principais assuntos debatidos será a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelas universidades. Serão relatadas experiências relacionadas aos processos seletivos adotados pelas universidades de todo o Brasil, visando uma troca de informações entre as instituições de ensino superior, procurando, através desse diálogo, adequar e aperfeiçoar os métodos adotados em cada uma. Segundo o professor José Maria Pereira Guerra, “serão avaliadas aquelas sugestões que possam ser benéficas para os processos de seleção da UFJF e para os vestibulandos”. Ele ressalta ainda que a UFJF já contribuiu com diversas soluções simples e facilitadoras para as demais universidades do país, como a adoção de relatório de sala nos processos seletivos, que visam registrar, através dos fiscais, ocorrências e anormalidades durante as provas, além de contar com a assinatura dos alunos para confirmar a integridade do lacre do pacote de provas.

Apesar de ser um local para troca de informações, o SAES não é um seminário deliberativo, já que “cada universidade tem a sua autonomia interna, para tomar as próprias decisões e fazer adequações de seus processos seletivos de acordo com seus interesses”, lembra o diretor da Copese.

No caso da UFJF, estão sendo realizados encontros para consultar e analisar propostas da comunidade interna e externa sobre as formas de seleção da UFJF para os próximos anos. A partir deste debate, o Conselho Setorial de Graduação da UFJF (Congrad), órgão deliberativo da instituição, definirá a forma de ingresso na universidade a partir de 2013. José Maria aponta que “não podemos ainda adiantar nenhuma tendência, pois as consultas não terminaram, nem se iniciaram as deliberações. De maneira que haverá espaço para que toda comunidade, interna e externa, possa, nesses encontros, opinarem sobre as formas de entrada na universidade e sobre a utilização do Sisu”. O “Calendário de debates 2011 – ENEM/Sisu”, com as datas das próximas reuniões, encontra-se site da UFJF.