O tema do evento “Política Externa Brasileira: quem somos, o que fizemos e o que queremos?” norteará as palestras, mesas-redondas, minicursos e várias outras atividades acadêmicas com a participação de pesquisadores de referência nacional e internacional da área de Relações Internacionais, além de representantes da diplomacia brasileira e estrangeira que discutirão assuntos relacionados à temática principal do evento.
De acordo com um dos coordenadores da iniciativa, professor Felipe Reis, o 1° Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais é o quarto evento deste gênero na área de Relações Internacionais organizado pela UEPB, configurando-se como o resultado natural da evolução dos seminários anteriores. “Pela dimensão e importância crescente que os seminários anteriores tomaram, percebeu-se que já existiam condições para se organizar um evento de âmbito internacional, que agora se propõe a abrir novas possibilidades de intercâmbio e de pesquisas conjuntas com entidades internacionais, bem como ajudará a consolidar o mestrado e a graduação em Relações Internacionais da UEPB como uma referência nessa área de estudo”, declarou o professor Felipe.
A palestra de abertura “Quem somos? A identidade brasileira em questão” será ministrada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Márcio Goldman, no dia 14 de setembro, às 14h. Estão confirmados no evento os palestrantes Bruno Ayllón, da Universidad Complutense de Madrid; Carlos Zamora, embaixador de Cuba no Brasil; Eiiti Sato e Antônio Jorge Ramalho, ambos da Universidade de Brasília (UNB); Gustavo Puyo, da Universidad Nacional de Colômbia; Rafael Villa, da Universidade de São Paulo (USP) e Shiguenoli Miyamoto, da Universidade de Campinas (Unicamp).
Também estão programados os minicursos “A importância do norte da América do Sul para a política externa brasileira”, a ser ministrado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Daniel Antiquera e “Ocidentalização do mundo”, tendo como ministrante o docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vantuil Barroso Filho, ambos nos dias 14 e 15, das 09 às 13h. Cada minicurso tem 100 vagas.
O encerramento do Seminário ocorrerá no dia 16 de setembro, às 17h, com a palestra “A política externa no Governo Lula”, a ser proferida pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que desempenhou a função de secretário das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores, além de ter atuado como ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da presidência da república - ambas as funções nos mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a comissão organizadora, o Seminário já conta com muitos inscritos de todo o país, mas as inscrições ainda prosseguem até o dia do evento, ou até que se esgotem as vagas. Além de assistir às palestras, cada inscrito tem direito a participar de um dos dois minicursos que são oferecidos, caso haja disponibilidade. Os professores da rede estadual de ensino podem se inscrever no evento gratuitamente e neste caso é preciso procurar a coordenação da instituição de ensino onde atuam ou fazer a inscrição diretamente na coordenação da Escola Estadual José Lins do Rego, no Cristo.
Para mais informações acesse a página eletrônica http://www.siepri.com.br/