Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Entre os dias 5 e 8 de dezembro deste ano, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai receber a segunda edição do Congresso Internacional de Neologia das Línguas Românicas (Cineo 2011). O objetivo do evento é reunir pesquisadores para debater como as línguas românicas – aquelas derivadas do latim – estão lidando com o surgimento de novas palavras e se reinventando, seja a partir da influência do inglês ou dos seus próprios recursos. As inscrições para o evento já estão abertas (veja informações no box ao final do texto).
De acordo com a professora Ieda Maria Alves, coordenadora do Congresso e do Observatório de Neologismo do Português Brasileiro Contemporâneo (TermNeo), da FFLCH, a intenção é apresentar a vitalidade dessas línguas frente às mudanças e vários temas relacionados à questão dos neologismos, como metodologia, tipologia, relação com informática e história da língua, entre outros.

Ao todo, são quatorze temas, que serão apresentados no período de até uma hora por especialistas de países como Uruguai, Itália, Canadá e Espanha. Logo depois, para cada tema haverá uma sessão de comunicações, onde serão apresentados trabalhos que estejam relacionados a ele. Ainda não está definido o número de trabalhos que haverá em cada sessão, pois ainda estão sendo recebidas inscrições – que serão devidamente analisadas pela comissão científica. “Queremos aceitar o máximo de trabalhos possível, mas com qualidade”, afirma a professora.  O patrono do evento será o professor Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos principais gramáticos do país, que fará também a conferência de abertura.

Para a professora Ieda, sediar o Cineo 2011 é uma ótima oportunidade para destacar os trabalhos de neologia da USP em uma área tradicionalmente dominada pela Espanha e principalmente pela França, a pioneira nesses estudos. “É muito positivo, vai dar visibilidade ao nosso projeto e aos trabalhos que fazemos aqui”, diz. 

Além disso, o fato do evento ser na cidade de São Paulo, conhecida por seu cosmopolitismo, também está alinhado com os propósitos do Cineo. “Aqui também temos uma tradição multilíngue, o que tem a ver com o objetivo do Congresso”, conta a professora. Segundo ela, o evento não terá apenas uma língua oficial: as apresentações poderão ser feitas em qualquer língua românica, como catalão, espanhol, francês, galego, italiano e romeno, além do português.

A origem do evento
A primeira edição do Cineo aconteceu em 2008, em Barcelona, Espanha. Foi a primeira reunião do grupo Neolon (Neologia das Línguas Românicas), que havia sido reunido em 2004 com um representante de cada língua a fim de estabalecer um diálogo sobre o assunto. Além de levantar discussões, o grupo também criou o compromisso de enviar, todo ano, mil neologismos encontrados na imprensa, de forma a construir uma base de dados que permitisse fazer análises comparadas posteriormente.

A escolha de São Paulo como sede desta edição do Cineo já havia sido decidida ao final do congresso em Barcelona, qunado a professora Ieda apresentou a candidatura, aceita pelos demais membros do grupo. E ela afirma que o Neolon pretende continuar com os congressos periódicos: “a ideia é fazer encontros a cada dois ou três anos para continuar esse debate.”

Serviço
O Cineo acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo). As propostas de comunicações podem ser feitas até o dia 30 de junho, por meio do formulário eletrônico que acompanha a inscrição convencional. Os interessados devem acessar este site, onde se encontram também os valores da inscrição.

Mais informações: email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., site www.fflch.usp.br/dlcv/neo/cineo2011/