Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ucp-logoUma série de palestras e mini-cursos abertos à comunidade acontece entre os dias 2 e 6 de maio no campus BC da Universidade Católica de Petrópolis. Trata-se da IV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, cujo foco principal este ano trará um tema de importância para todo o país: como aliar desenvolvimento socioeconômico com o desenvolvimento sustentável.
No dia 2, uma missão em Ação de Graças  na Capela Nossa Senhora do Sion está marcada para 18h30 e, logo em seguida, a abertura oficial do evento, no salão nobre da UCP, com a presença do reitor José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, da pró-reitora acadêmica Sintia Said Coelho, e do vice-diretor do CCSA, professor Marlone Wilson de Souza.

A primeira mesa-redonda, às 19h15 do primeiro dia do evento, abordará justamente a cidade de Petrópolis e os impactos ambientais ocorridos com as chuvas, como forma de alerta ao país para os desastres do meio ambiente e suas repercussões. Como convidados para este debate, estarão juntos o secretário municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Eduardo Moreira Peixoto, o presidente da  Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Anderson Juliano, o professor Átila Torres Calvente, líder do projeto Pé no Chão, e o psicólogo Luís Henrique de Sá, da rede de Cuidados da Região Serrana.

No dia 3, às 17h30, a professora Vanessa Santos, coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UCP, ministra a  palestra “O Retrato Social do Brasil”. Mestre em Teoria Econômica e Líder do Núcleo de Estudos sobre Pobreza, Desigualdade, Justiça Distributiva e Desenvolvimento (NEPO) da UCP, professora Vanessa participou em outubro da Coimbra Conference 2010: The Revival of Political Economy, em Portugal, onde apresentou o paper Social Policies and Economic Development in Latin America: the cases of Brazil and Chile, um estudo comparativo entre as políticas sociais brasileiras e chilenas. O trabalho foi muito bem recebido e resultou em um grande debate acerca do papel das políticas públicas e do Estado de bem-estar social no combate à pobreza nos países da América Latina. Uma prévia desse trabalho também foi apresentada na Central European University (CEU), em Budapeste, na Hungria. Atualmente, o NEPO da UCP vem tentando mapear os impactos dos programas do governo federal na população carente de Petrópolis, por meio da abordagem desenvolvida pela Nobel de Economia Amartya Sen.

Ao todo, mais de 15 palestras e mini-cursos gratuitos (sobre contabilidade, matemática, economia e meio ambiente, entre outros temas), além da tradicional feira da Empregabilidade, estão previstos na programação disponível no site www.ucp.br. Até o dia 6 de maio, alunos, professores e qualquer pessoa interessada nos temas dos mini-cursos poderá reservar sua participação pelo telefone 2244-4041, com Renata, a partir das 13h.

Assessoria de Imprensa UCP