Para participar, os interessados devem procurar o Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, naquele Centro, ou efetuar a inscrição através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , contendo nome completo, curso e instituição.
De acordo com a coordenação do Principium, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval da UEPB, que organiza as “Jornadas de Filosofia Medieval”, a mesa-redonda abordará as disputas entre as relações de poder, a exemplo da discussão moral e a político-religiosa, tomando como ponto de partida o pensamento filosófico medieval.
Participarão do curso como debatedores o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sérgio Strefling; Marcos Costa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Anderson D'Arc, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Mais sobre os debatedores
Prof. Dr. Sérgio Strefling
Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Filosofia pela mesma instituição. Para além de pertencer a diversas Associações Científicas de Filosofia Medieval a nível nacional e internacional, é líder do grupo de pesquisa "Política Medieval" cadastrado no CNPq. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas na área de História da Filosofia Medieval, onde tem concentrado as suas pesquisas nos últimos anos, sobretudo, no pensamento de Marsílio de Pádua, Anselmo, Tomás de Aquino e Agostinho.
Prof. Dr. Marcos Roberto Costa
Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Filosofia Medieval, notadamente no pensamento de Santo Agostinho. Atualmente é professor efetivo de História da Filosofia Medieval na Universidade Federal de Pernambuco, atuando no curso de graduação e no Mestrado em Filosofia, além de professor colaborador no Mestrado em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. É também membro-pesquisador do Principium, na linha de pesquisa “Ética e Política na Filosofia Medieval”. No momento é o presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval – SBFM.
Prof. Dr. Anderson D'Arc
Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Filosofia (UFPE-UFPB-UFRN). Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba, tendo experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval, atuando principalmente no pensamento de Tomás de Aquino e de Guilherme de Ockham. É coordenador da Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da UFPB.