Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
uniso_logoUma audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba debateu a criação do Prouni Municipal, proposta pela Universidade de Sorocaba (Uniso), na segunda-feira passada (dia 18). O Reitor da Uniso, professor Fernando de Sá Del Fiol, apresentou o projeto ao público presente, formado em sua maioria por estudantes e professores.
A iniciativa visa à concessão de bolsas de estudos integrais para universitários de baixa renda, com a divisão do valor entre a Prefeitura e a Universidade, em 50% para cada uma. De acordo com os termos do documento, pelo Prouni Municipal serão oferecidas duas bolsas de estudos em cada curso da Uniso.

Para se ter uma ideia, considerando-se o número atual de cursos em funcionamento na Uniso, seriam disponibilizadas, inicialmente, cerca de 100 bolsas de estudo por ano. “Por meio do programa, a Uniso, como Universidade Comunitária, garante a entrada de jovens de baixa renda no Ensino Superior, cumprindo sua missão de transformação e contribuindo para o desenvolvimento da cidade e do País”, destacou o Reitor.

A audiência teve a participação da professora Silvia Donini, representando a Secretaria Municipal de Educação, que apresentou o conceito de Cidade Educadora e os projetos já desenvolvidos em parceria com Instituições de Ensino Superior de Sorocaba. Também contou com a presença do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE-Uniso), Renan dos Santos, e do diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE), Alexandre Silva, que compuseram a mesa principal, mediada pelo vereador Izídio de Brito (PT), que propôs o debate.

Também participaram professores e alunos da Uniso, representantes do DCE e dos Centros Acadêmicos de História e de Filosofia, e do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Sinpro) e outros interessados no Programa.

O modelo de convênio, que poderá ser firmado também com outros municípios da região, vem sendo discutido com a Prefeitura de Sorocaba, desde o início do ano, e deverá envolver outras instituições de ensino superior da cidade, caso tenham interesse. A partir da audiência, uma nova reunião deverá acontecer nos primeiros dias de maio.

A elaboração e a implantação do Prouni Municipal têm apoio do DCE-Uniso e da União Estadual dos Estudantes (UEE), parceiros nesta iniciativa, que também foi apresentada ao prefeito Carlos Augusto Pivetta, de Votorantim.

Assessoria de Comunicação Social
Universidade de Sorocaba - UNISO