Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Mais de mil e cem pessoas se inscreveram para o III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (Ciella), aberto na manhã desta segunda-feira, 18, no auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, no Campus da Universidade Federal do Pará. O evento reúne pesquisadores de instituições locais, nacionais e internacionais, nas áreas de Linguística e Estudos Literários.
Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, o III Ciella superou as expectativas da coordenação. “Queremos cada vez mais incorporar nossos alunos de graduação neste evento. Isso é importante, porque contribui para a formação profissional e para as pesquisas desenvolvidas na Universidade. Além disso, o evento promove o intercâmbio com universidades de ponta do Brasil e do mundo”, destacou o presidente da Comissão Organizadora do Ciella, professor Sílvio Holanda.

A abertura do Congresso contou com homenagens ao professor emérito da UFPA, o filósofo Benedito Nunes, falecido em fevereiro de 2011. Além do professor Sílvio Holanda, compuseram a mesa de cerimônias: o diretor do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, professor Otacílio Amaral; a diretora adjunta do Instituto, professora Fátima Pessoa; e o pró-reitor de Pesquisa da UFPA, professor Emmanuel Tourinho. Todos referiram-se ao evento como uma possibilidade de alavancar a produção científica da área de Letras na Amazônia, enriquecer e fortalecer as ações do Mestrado em Letras da UFPA e a formação em pós-graduação na região.

O Ciella está em sua terceira edição, coloca em debate, entre outros assuntos, temas como a produção literária regional e destaca vários autores, como Dalcídio Jurandir, Haroldo Maranhão e Benedito Monteiro.

Indígenas em destaque - No âmbito da linguística, aproveitando o mês de comemoração ao Dia do Índio, o foco de apresentação e discussão de trabalhos serão as línguas indígenas. A professora Lucy Seki da Universidade de Campinhas (Unicamp) proferiu a conferência de abertura do evento, com o tema “Reflexões sobre a educação indígena”. A conferencista abordou a história e a problemática da educação para os povos indígenas no Brasil, tendo como base a sua experiência em assessoria linguística.

Entre os pesquisadores nacionais e internacionais que se apresentam no Ciella, nomes como o de Márcia Abreu (Unicamp), Karl Schollhammer (PUC-RJ), Ettore Finazzi-Agrò (Universidade La Sapienza – Roma) e Scott Delancey (Universidade de Oregon – EUA) constam na programação que segue até a próxima quarta-feira, 20, com palestras, minicursos e apresentação cultural. As atividades ocorrem, simultaneamente, no Centro de Eventos Benedito Nunes, nos auditórios setoriais e dos institutos de Letras e Comunicação (ILC) e de Ciências Jurídicas (ICJ).

Serviço:

Para mais informações, acesse http://www.3ciella.ufpa.br/. Ou clique aqui para conferir a programação completa.

Assessoria de Comunicação da UFPA