Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, a partir desta quarta-feira, 13 de abril, uma série de palestras sobre Arqueologia na Amazônia e em Portugal. O evento, chamado “Entre a AMAZÔNIA & PORTUGAL: estudos de caso e métodos de pesquisa em Arqueologia”, estende-se até o dia 6 de maio e será ministrado por pesquisadores com o título de mestre.
Segundo uma das organizadoras do evento e professora do PPGA, Denise Schaan, as palestras são uma boa oportunidade para os interessados em Arqueologia conhecerem a área. “A Arqueologia ainda é uma novidade na UFPA. Apesar de termos iniciado um curso de especialização em 2007 , somente no ano passado, abrimos o mestrado e o doutorado. Há muitos alunos interessados em conhecer mais Arqueologia: o que se faz, quais as oportunidades de pesquisa, estudo e trabalho.”

A palestra de abertura, na quarta-feira, será “Setúbal, uma vila no contexto da expansão portuguesa (séculos XVI-XVIII): uma abordagem arqueológica”, ministrada pelo arqueólogo português Ruy Gomes Coelho. O evento acontece às 15h, no Auditório de Genética, que fica no prédio de Genética Humana, próximo ao Instituto de Ciências Biológicas da UFPA – Setor Básico do Campus Guamá.

O evento será aberto para todos os interessados e serão entregues certificados para os presentes. Segundo a professora Denise, após a exposição dos palestrantes, será aberto o debate com o público, intermediado pelos organizadores do evento, a professora Denise e mais as professoras Maura Imazio e Marcia Bezerra.

Nas outras palestras, serão abordados mais temas, como a Arqueologia do “Amapá; o estudo de caso do sítio Hatahara, na Amazônia Central” e a “Cerâmica Marajoara em Portugal”.

Ainda para a professora Denise Schaan, a Amazônia chama atenção do mundo, no quesito Arqueologia, pela sua exuberância. “A Arqueologia da Amazônia é a mais exuberante do País, por seus sítios arqueológicos monumentais e sua cerâmica elaborada. Há coleções de cerâmica marajoara em muitos museus europeus e Portugal não é exceção.”

Serviço:

Palestra “Setúbal, uma vila no contexto da expansão portuguesa (séculos XVI-XVIII): uma abordagem arqueológica”, nesta quarta-feira, 13 de abril, no Auditório de Genética, no prédio de Genética Humana da UFPA (Campus Básico, próximo ao ICB).

Confira aqui as outras palestras

Assessoria de Comunicação da UFPA