
Ganhador do Prêmio Turing em 1986 - espécie de Nobel da ciência da computação - e membro das mais reconhecidas entidades científicas norte-americanas, Hopcroft tornou-se referência na área com suas contribuições teóricas, especialmente sobre análise de algoritmos [lógica ou "instrução" que rege a execução de ações de um programa de computador], teoria de autômatos e algoritmos em grafos [pontos e suas interligações, em um conjunto, que servem para representar diversos problemas da realidade, entre eles o percurso de dados].
"Ele é um dos dez nomes top no meio da computação e pelo menos cinco de seus livros obtiveram tanto impacto em nossa área, que são considerados seminais em suas abordagens", comenta o professor Nívio Ziviano, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, e um dos responsáveis pela visita de Hopcroft ao país.
Atualmente, os interesses de pesquisa do norte-americano estão focados na captura e acesso à informação, com estudos sobre comportamento da informação em redes sociais - com os quais as linhas de pesquisa do DCC estão em grande sintonia, especialmente as do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (INWeb), coordenado nacionalmente por Virgílio Almeida e Nívio Ziviani, da UFMG.
Denominada Computer Science Theory to Support Research in the Information Age, a exposição de Hopcroft acontecerá às 14h30, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha da UFMG. Não é necessário fazer inscrição; o evento é aberto ao público. A promoção é do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.
Saiba mais sobre John Hopcroft neste link.