Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
lhc-cernNo próximo dia 13 de abril, o tradicional programa “Ciência às 19 horas”, organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), apresentará um panorama e discussão sobre o Grande Colisor de Hadrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na Suíça e colocado em funcionamento no ano de 2008, a velocidades nunca antes atingidas.
Este colisor procura, principalmente, desvendar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, objetivos polêmicos, já que alguns cientistas afirmam que os riscos apresentados por este equipamento podem incluir catástrofes de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir o planeta.

Entretanto, para a comunidade científica, a importância destes experimentos é incalculável, principalmente para a Física das Partículas Elementares, viabilizando uma série de descobertas inovadoras sobre a Natureza e o Universo.

Neste evento, apresentado pelo Professor Rogerio Rosenfeld, do Instituto de Física Teórica da UNESP, será descrito o que é o LHC, como funciona e o que se espera aprender a partir dos futuros dados que seus experimentos oferecerão.

O evento ocorrerá às 19h, no IFSC-USP, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas e a entrada é inteiramente gratuita e aberta à população.

Assessoria de Comunicação
IFSC-USP