Em sua 13ª edição, o Congresso de Educação da UNIARP consolida uma tradição que é uma das essências da universidade- a formação continuada de professores. A meta vem, através dos anos, marcando a história da universidade que firma parceria com Secretarias de Estado e com Prefeituras para empreenderem ações de melhoria dos índices da educação regional.
O tema do congresso deste ano é: “Ser educador na atualidade”. Assim, a UNIARP objetiva proporcionar momentos de reflexão sobre a prática pedagógica diante dos desafios e mudanças da sociedade, promovendo a inclusão e a educação afetiva, sem esquecer da valorização do professor no seu dia-a-dia.
A conferência de abertura do Congresso foi realizada pelo prof. Dr. Cesar Nunes, doutor em Filosofia e História da Educação, professor de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA, presidente da Associação Brasileira de Educadores Sexuais e autor de 20 livros entre eles: Aprendendo Filosofia. Dr. Cesar falou sobre o tema: “Educação afetiva e ética sexual”.
Programação
Nesta quarta-feira, dia 30, o Congresso prossegue com a conferência ministrada pela professora doutora Rosita Edler, psicóloga e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela falará sobre o tema: “Educação inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação”.
No dia 31, a conferência será ministrada pelo Prof. Dr. Bernard Jean Jacques Charlot, graduado em Filosofia, Doutor livre docente em Educação, professor Emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris VIII, membro da Universidade do Porto (Portugal) e Universidade Federal de Sergipe, fundador e membro do Comitê Internacional do Fórum Mundial de Educação. Autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e em mais 16 Países. Dr. Bernard falará sobre o tema: “Ser professor na sociedade contemporânea: contradições e desafios”.
Núcleo de Imprensa e Publicidade da UNIARP