Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, a partir das 9h, será realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) a reunião Segurança, Violência e Direitos Humanos nas Américas: Desafios e Perspectivas. O evento, realizado em parceria com Secretaria de Segurança Multidimensional da Organização dos Estados Americanos (SSM/OEA), contará com a participação de especialistas em segurança, violência e direitos humanos do Brasil e demais países das Américas. O objetivo é discutir problemas que afetam os países da região e necessitam de cooperação entre as nações, como repressão às drogas, proliferação de armas de fogo e tráfico de pessoas.
A intenção é que sejam compartilhadas experiências de êxito nos campos de prevenção e repressão, a fim de aperfeiçoar a gestão da segurança pública e das forças policiais, valorizar a participação dos cidadãos na produção da segurança comunitária e enfatizar medidas de prevenção primária nas políticas públicas voltadas para a segurança.  

A reunião será coordenada pelo especialista em segurança pública e professor e da Uerj Jorge da Silva. “Esse encontro estava previsto há dois meses. É uma coincidência que seja realizado neste momento pelo qual passa o Rio de Janeiro. Estarão reunidos especialistas de diferentes países e teremos a oportunidade de aprofundar a discussão sobretudo referente às drogas”, destaca.

O encontro terá a participação do comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, que falará sobre A Luta contra o Tráfico e as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Em seguida o embaixador Adam Blackwell, titular da Segurança Multidimensional da OEA, abordará o tema A Secretaria de Segurança Multidimensional da OEA e a segurança nas Américas.

Participarão ainda do encontro os especialistas: Gustavo Palmieri, do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul; Carlos Andrés Fandiño Losada, professor da Universidade Del Valle (Colômbia); Edgardo Amaya Cóbar, assessor do Ministro de Segurança de El Salvador; Rafael Paternain, gerente da área de Política Institucional do Ministério do Interior do Uruguai; Leonardo Jun Ferreira Hidaka, especialista em direitos humanos da OEA; Julio Rosenblatt, da Seção de Políticas de Segurança Pública da OEA; a professora da Uerj Neiva Vieira da Cunha, e embaixador Alexandre Addor-Neto, ex-secretário de Segurança Multidimensional da OEA.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Diretoria de Comunicação Social
Assessoria de Imprensa