Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
“Dimensões do envelhecer no século XXI: Possibilidades e Limites para o Empoderamento da pessoa idosa na atualidade”, esse é o tema da IX Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento Humano na Amazônia (JEPEHA). O evento, promovido pelo Programa Universidade na Terceira Idade (Uniterci) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA, começa nesta quarta-feira, 17, e vai até sexta-feira, 19, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus da UFPA, no Guamá, em Belém.
O Uniterci atua desde 1991 com o intuito de estimular o desenvolvimento da autonomia de pessoas idosas, desconstruindo ideias que desqualificam a imagem da velhice.  Além de instigar o debate sobre a dimensão política do envelhecer, esta 9ª JEPEHA viabiliza a consolidação da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento Humano na Amazônia, assumida nas jornadas anteriores em torno das dimensões do envelhecer no século XXI.

Programação - A Jornada de Estudos sobre Envelhecimento Humano será composta de palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e exposições, com temas relacionados ao assunto. Haverá também o lançamento de um livro, além de reunião com universitários das várias áreas do conhecimento, com o objetivo de articular uma Liga de Geriatria e Gerontologia do Pará (LGGPa). As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, 17, no local do evento.

De acordo com a coordenadora do Programa, professora doutora Heliana Soria, o número de trabalhos inscritos, este ano, foi uma surpresa para a coordenação da Jornada, que precisou buscar reforços para avaliação de trabalhos. Para isto, convidou professores de outros Estados, como Rio Grande do Sul e Amazonas.

Futuro – Segundo a coordenadora do Programa, existe a possibilidade de que a próxima jornada se torne um evento regional. E mais: Helian Soria arrisca dizer que, até a 15ª edição, a JEPEHA já poderá ter se tornado um evento de dimensão Pan-Amazônica.

“Deve-se observar que existem limites biológicos para pessoas idosas, e o trabalho do Uniterci é conscientizar as pessoas sobre isso”, afirma Heliana Soria. “Não procede fazer comentários como: a pessoa é idosa, mas o espírito é jovem”, lembra a professora. “O espírito acompanha a velhice, e há a necessidade de que a velhice tenha um novo significado, pois o termo não se constitui em algo ruim,” finaliza.

Confira aqui o Cronograma de apresentações de trabalhos da IX JEPEHA.

Serviço:

9°JEPEHA- Jornada de estudos e pesquisas sobre envelhecimento humano na Amazônia.

Período: de 17 a 19 de Novembro
Hora: das 8h às 18h

Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas - ICJ (UFPA – Setor Profissional, 3º Portão, Campus do Guamá

Mais informações : (91) 3201-7219 (08 às 12h.) e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação do ICSA/UFPA