Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
agronomiaO Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciou oficialmente nesta semana a IV Semana de Ciências Agrárias da Universidade. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) participa do evento que apresenta como temática a agropecuária na Amazônia, destacando e discutindo os principais desafios e perspectivas para a área. O evento conta com a apresentação de palestras e mini-cursos, que devem acontecer no auditório de núcleo de biotecnologia no Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFRR).
Além disso, serão realizadas ainda oficinas, visitas técnicas e mesas redondas, para que os participantes possam de diversas maneiras adquirirem o conhecimento transmitido na ocasião.

A palestra de abertura foi proferida pelo pesquisador e coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, que apresentou a palestra “Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – as experiências do Inpa”. Na oportunidade, Bueno exemplificou e falou sobre as formas de desenvolvimento sustentável, não somente estudadas, mas defendidas pelo Instituto.

Estiveram presentes na abertura do evento o Governador do Estado de Roraima, José Anchieta, o reitor da universidade, Professor Dr. Antônio Santos, coordenadores dos cursos de agronomia e zootecnia, professores, alunos, produtores locais e políticos, na intenção de popularizar o conhecimento científico, a fim de atingir diferentes públicos do cenário agronômico.

Para Bueno, esta é uma oportunidade de mostrar opções de atividades produzidas no Inpa que pregam o desenvolvimento sustentável, e transmitir este conhecimento à população não só do Amazonas, mas também de outros estados. “O Inpa trouxe para Roraima uma série de tecnologias produzidas diariamente em nossos laboratórios como: alimentos, madeiras, tratamento de água, reciclagens diversas e uma pequena amostra da biodiversidade do instituto, vídeos informativos e institucionais, tecnologias do pescado, entre outras”, mencionou o pesquisador sobre os materiais que Instituto expõe no evento.

Segundo o pesquisador, nos próximos dias serão oferecidos aos participantes degustações de licores, sucos alternativos e produtos a base de pescado. A programação que conta ainda com uma série de palestras e oficinas que vai até esta sexta-feira (12) e promete movimentar a universidade, levantando questionamentos e discutindo soluções na área de ciências agronômicas.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)