Já a professora de História Márcia Regina, vai debater sobre seu artigo “A última geração”, mostrando como o integralismo está se reorganizando desde a morte de Plínio Salgado, em 1975. A professora vai focar na geração que reúne jovens interessados em estudar o integralismo, organizando-se em grupos que, embora divergindo em relação à interpretação doutrinária, convergem quanto à fidelidade ao ainda Chefe Nacional Plínio Salgado.
Os dois palestrantes vão unir o passado e o presente de um movimento que se tornou o maior partido de massa do Brasil, mesmo com o apelo nacionalista e cristão explicitado em seu lema: “Deus, Pátria e Família”. Atualmente, a chamada “quarta geração” do movimento está organizada em três grupos distintos: a Frente Integralista Brasileira (FIB), o Movimento Integralista Linearista Brasileiro (MIL-B) e a Ação Integralista Revolucionária (AIR). Todos vêm redefinindo as interpretações da Doutrina, absorvendo as mudanças dos tempos democráticos e utilizando os valores do Integralismo como guia de suas visões de mundo.
A revista – Desde o lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidas pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional e com o patrocínio da Petrobras. A linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente independentemente de formação educacional ou área de atuação profissional. A RHBN é uma revista mensal, que atualmente tem uma tiragem de 161 mil exemplares, incluindo os 120 mil exemplares produzidos especialmente para o Programa Nacional Biblioteca nas Escolas, do Ministério da Educação (MEC) e distribuídos para as escolas municipais, estaduais e federais, do ensino fundamental e médio. O conteúdo integral de todas as edições também pode ser acessado no endereço http://www.revistadehistoria.com.br