Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Miopia, hipermetropia, astigmatismo. Muitos brasileiros sabem o que significam esses termos, já que as disfunções visuais são problemas que afetam cada vez mais pessoas ao redor do mundo. A fim de discutir as novas teorias e descobertas sobre a visão humana, o Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular da UFPA realiza, dos dias 23 a 26 de setembro, o “2º Simpósio Internacional de Visão e Disfunções Visuais.” Segundo o professor Luis Carlos Silveira, coordenador do evento, o Simpósio “é uma maneira de fortalecer as atividades de pesquisa, pós-graduação e iniciação científica das instituições que trabalham com a área da visão e as doenças que acometem o sistema visual.”
Entre os temas abordados, estão “Hiperacuidades e respostas celulares”; “Peculiaridades da via parvocelular”; “Visão diurna e noturna dos primatas” e “Efeitos da iluminação ambiente no desempenho visual”. As 22 palestras que compõem o Simpósio serão ministradas por pesquisadores de vários países, como Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Austrália, Noruega e Brasil.

O evento acontecerá no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA e destina-se a estudantes de pós-graduação e iniciação científica, mas podem participar, também, estudantes interessados no assunto. As inscrições devem ser feitas no local do evento, mediante o pagamento de uma taxa.

Estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Pesquisa e Teoria do Comportamento, Doenças Tropicais, Genética e Biologia Molecular, Neurociências e Comportamento (USP) e Psicologia Experimental (USP) têm entrada franca.

Escola de Altos Estudos em Visão e Disfunções Visuais - O Simpósio está dentro da programação da Escola de Altos Estudos em Visão e Disfunções Visuais, que está acontecendo desde o dia 13 de setembro, no auditório do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA.

Além do Simpósio, a Escola também conta com quatro cursos ministrados por professores do Brasil e do exterior. Três desses cursos já aconteceram e um terá início no dia 27 de setembro.

Os cursos são “Morfologia, Função, Psicofísica e Eletrofisiologia do Sistema Visual”, ministrado por pesquisadores da UFPA; “Tópicos Especiais em Processamento Espacial e Temporal na Visão Humana Adulta e em Desenvolvimento”, coordenado pelo professor visitante na USP, Russell Hamer; “Efeito do Meio Ambiente Iluminado no Desempenho Visual”, ministrado pela professora Elisa Colombo, da Universidade Nacional de Tucumán, na Argentina; “Avaliação Funcional da Retina e das Vias Visuais Subcortais”, ministrado pelo professor Jan Kremers, da Noruega.

Os inscritos para o Simpósio Internacional da Visão e Disfunções Visuais também poderão participar do último curso.

Serviço:

Simpósio Internacional da Visão e Disfunções Visuais

De 23 a 26 de setembro, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA
Inscrições no local
Mais informações: http://www.eaevdv.ufpa.br/eaevdv/

Assessoria de Comunicação da UFPA