
Entre as diversas formas de aproveitamento da energia solar, de acordo com o professor João Tavares, o Congresso abordará a energia solar térmica, utilizada, por exemplo, para aquecimento da água; a energia solar fotovoltaica, usada para geração de eletricidade; e a energia eólica, que, hoje, é muito valorizada no Brasil.
Programação – O evento está alicerçado em 13 tópicos de interesse, que serão trabalhados nas quatro sessões plenárias (Ambiente Construído, Climatização e Refrigeração Solar, Energia Eólica e Regulação e Políticas Públicas) e nos sete minicursos ofertados. Haverá, ainda, uma mostra tecnológica, em que expositores estarão em dez estandes exibindo produtos da área de Energia Solar.
O Congresso será encerrado em uma sessão que irá escolher os melhores trabalhos (de estudante e de profissional) a serem defendidos ao longo do evento.
A expectativa da organização é que o III Congresso Brasileiro de Energia Solar receba, aproximadamente, 400 participantes – número estimado das duas primeiras edições. Entre o público esperado, a maioria deve ser formada por pessoas do meio acadêmico (estudantes e professores), mas também haverá representantes do setor empresarial e de órgãos do governo, como o Ministério de Minas e Energia, o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Agência Nacional de Energia Elétrica.
Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA