![Museu Histórico Nacional mhn_logo](http://defzrfbnd549j.cloudfront.net/images/stories/logos/mhn_logo.jpg)
Museus, redes sóciotécnicas e as potencialidades educativas de imagens, tecnologias da informação e de comunicação (TICs) e divulgação científica ou popularização da ciência. As ideias de Herbert Read sobre Educação pela Arte, a imagem como fonte do conhecimento e a “educação da sensibilidade”. Uso das TICs como ferramentas no processo educativo de museus e estabelecimento de redes sociais, de forma a compartilhar e ampliar a disseminação e uso de informação, na sua transformação em conhecimento, reforçada pela divulgação científica, no compromisso com a ação e o exercício pleno da cidadania.
A Profª Lena Vania Ribeiro Pinheiro é Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1997) e mestre em Ciência da Informação pelo IBICT-UFRJ. Iniciou a vida acadêmica como professora de História da Arte na UFPa. Exerce atividades de pesquisa e ensino no IBICT há mais de 25 anos, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, onde tem orientado teses e dissertações sobre Museus, e também é Coordenadora do CanalCiência, portal de divulgação científica. Foi professora do Programas de Pós –Graduação de Educação, da UFRJ e de Memória Social e Documento, na UNIRIO, onde atualmente é professora do primeiro Mestrado, no Brasil, em Museologia e Patrimônio.
12h - Apresentação das novas mídias do Setor Educativo do Museu Histórico Nacional: twitter/orkut/facebook/blog, que foram elaboradas para a 4ª Primavera nos Museus. Também será apresentada a comunidade do orkut desenvolvida e gerenciada pela equipe do Centro de Referência Luso-Brasileira (CERLUB).
Local: Auditório do Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº Centro Rio de Janeiro - RJ
Semana de 21 de setembro a 26 de setembro (terça a domingo) no horário de funcionamento do Museu
Coleta de depoimentos, fotos e vídeo dos estudantes e dos visitantes da área de projetos sociais que visitam as exposições do Museu Histórico Nacional. Serão fotografados, filmados e entrevistados, tanto os grupos que recebem mediação no circuito de exposição, quanto os grupos que visitam o Museu livremente.
A postagem de todas essas informações nas novas ferramentas ficará na web até o dia 17 de outubro de 2010.
Assessoria de Imprensa
Museu Histórico Nacional