A expressão simplicidade voluntária não deixa dúvidas: optar por uma vida mais simples é questão de escolha, de estar consciente do que se quer e de quais são os seus propósitos de vida.
O monge afirma que é difícil decidir o que é essencial. Em sua palestra, ele levará os presentes a refletirem sobre o fator tempo, o necessário e suficiente, as resistências e conflitos, a simplicidade no cotidiano, energia e alimentos, comunicação e movimento, cultura e educação, espaço, tempo e ritmos, além de relacionamentos. Itens que podem ajudar a uma escolha sobre o essencial.
Com formação específica no Schumacher College (Inglaterra), em 2003, no Curso Simplicity and Social Change, Jorge Mello realizou treinamentos e vida comunitária na Ecovila de Findhorn (Escócia), em 1997 e 1999. Também é terapeuta corporal, com práticas de shiatsu, reflexologia, reiki e yoga clássico, especializado em terapia de família e casais, pelo Instituto da Família de Porto Alegre (Infapa). Além disso, é praticante graduado (faixa-preta 2º Dan) da arte marcial japonesa Aikido.
Assessoria de Comunicação Social - FURG