Participam renomados estudiosos das problemáticas urbanas, como o arquiteto e urbanista Jaime Lerner; a arquiteta australiana e diretora da Federação Escocesa de Associações de Habitação, Jane Stanley; o urbanista e economista holandês, Hugo Priemus; a especialista inglesa em gestão de programas comunitários e desenvolvimento de políticas públicas, Jo Negrini; o consultor da Agência Habitat das Nações Unidas para gestão e planejamento de projetos de regularização de assentamentos informais, Claudio Acioly Junior; o arquiteto inglês John Thompson, que trabalha com urbanismo participativo; e a socióloga americana Saskia Sassen.
O congresso ocorre entre os dias 14 e 17 de novembro. Haverá, ainda, o Concurso Internacional de Estudantes, o Prêmio Jovens Profissionais, apresentação de artigos, projetos e pôsteres, além de visitas de estudo orientadas por arquitetos e professores a pontos da Capital. Estão programados também dois laboratórios para a discussão de questões relativas à orla em Porto Alegre e sobre ações governamentais e projetos previstos para antes da Copa do Mundo de 2014 e após o evento.
"É o maior encontro da área de arquitetura e urbanismo no país. Podemos considerá-lo como um ´minifórum mundial da arquitetura´, dada a relevância da atividade e o interesse que Porto Alegre desperta pelo seu histórico de participação popular", diz o coordenador do evento e diretor da FAU, Paulo Horn Regal. A intenção é, também, instigar ideias e soluções para as transformações e inovações que marcam a sociedade do século 21, oferecendo uma troca de experiências sobre formas democráticas de administração pública municipal e gestão dos assuntos urbanos locais e mundiais.
Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM