
Os debates vão da importância das expedições e coleções científicas, aos desafios e conquistas na produção e distribuição dos soros no Brasil. Em 2009, os acidentes envolvendo animais peçonhentos entraram na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) da OMS (Organização Mundial de Saúde) e já ocupam o terceiro lugar no quadro epidemiológico do Brasil, ultrapassando a malária e a Aids (ficando atrás apenas da dengue e tuberculose).
Os envenenamentos no país ocorrem, na maior parte, em populações de baixa renda e sem visibilidade, que vivem em áreas urbanas periféricas e rurais, de difícil acesso à informação e ao atendimento. São em torno de 2,5 milhões de acidentes e cerca de 85 mil mortes por ano no mundo. As pessoas que sobrevivem, geralmente, ficam com sequelas.
“Não tenho dúvidas que esta discussão é de extrema importância para a saúde do país. Por isso, estão todos convidados a participar do 3º Herpétil”, convida Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil (IVB). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ivb.rj.gov.br ou no local do evento.
Quem quiser apresentar sua pesquisa no 3º Herpétil deverá enviar o resumo do trabalho para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os aprovados poderão apresentar sua pesquisa em banners que ficarão expostos no local do evento. Estes trabalhos serão julgados por uma comissão e os três melhores serão premiados.
O Encontro, organizado pelo Instituto Vital Brazil, Casa de Vital Brazil e pelo Centro de Educação Ambiental Galápagos, acontece no Auditório Unilasalle, na Rua Gastão Gonçalves, 79, Niterói. Para mais informações ligue para 0800 022 1036.