
A conferência será ministrada por Maria Esther Martínez, professora de História Contemporânea da Universidade de Salamanca (Usal), na Espanha, que está em visita ao país e à Bahia para encontros com lideranças do governo.
O evento integra as atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos (Balcões de Direito) e do Projeto Plantar (Rede de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa), ambos da PPG, que estão realizando um conjunto de ações extensionistas voltadas para a promoção de uma cultura de respeito aos direitos humanos.
Atualmente a UNEB atua no estado com mais 400 projetos de extensão, com ações que vão desde a ressocialização de internos até a oferta de cursos de especialização em segurança pública para oficiais militares e civis.
Essas ações renderam à universidade diversas condecorações, a exemplo da Medalha do Mérito da Segurança Pública, que reconhece autoridades, pessoas, órgãos ou entidades públicas ou privadas, pelo apoio à Secretaria estadual da Segurança Pública (SSP) no combate à violência.
A visita de Maria Esther à universidade é resultado também de um acordo de cooperação técnica e intercâmbio de estudos e pesquisas, firmado em maio de 2009 pela UNEB e pela Universidade de Salamanca, uma das mais antigas instituições de ensino superior da Europa.
Em quase 800 anos de existência (fundada em 1218), a Usal foi pioneira em diversos ramos do saber, como no desenvolvimento da ciência econômica do direito.
Maria Esther Martínez também é assessora do Centro de Estudos Brasileiros (CEB) e diretora do Centro de Estudos da Mulher da Usal, além de coordenadora do programa de doutorado Passado e Presente dos Direitos Humanos, da instituição espanhola.
Mais informações no site www.uneb.br.