Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Instituto Humanitas da Unisinos (IHU), em parceria com o Escritório da Fundação Ética Mundial no Brasil, promoverá, nos dias 5 e 6/8, o evento Amazônia em Debate, uma série de palestras com temas relativos à Amazônia. Quem ministrará as palestras será Dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu, exímio conhecedor da realidade socioambiental dessa região e um dos principais defensores dos interesses dos povos indígenas e ribeirinhos.
Esse evento tem por objetivo, promover um debate público sobre o panorama dos impactos socioambientais que a Amazônia sofrerá depois de acontecimentos como a construção da Hidroelétrica Belo Monte. A escolha do tema foi algo muito bem pensado. De acordo com a Irmã Cleusa Andreatta, coordenadora do evento, o tema foi escolhido por tratar de questões relevantes para a sociedade em geral, amplamente discutidas entre governo e partidários: “Esse assunto segue o eixo sociedade sustentável. Trata das questões ambientais, sociais e interculturais, além de agregar os povos mais pobres, que são, geralmente, excluídos dos debates. A temática projeta uma visão inclusiva de seres humanos e natureza”.

Os grandes projetos do governo brasileiro para a Amazônia têm gerado muita polêmica. Aqui vale destacar o que está programado para os rios Madeira, Tapajós e Xingu: a construção de hidroelétricas. Partindo daí, há a divergência de opiniões entre governo, ambientalistas, movimentos políticos e sociais e ainda, a resistência dos amazônidas – principalmente entre os povos ribeirinhos e indígenas.

As consequências e os impactos socioambientais que a região sofrerá, faz com que todos que se preocupam com a saúde amazônica oponham-se aos que defendem a importância desses projetos para o desenvolvimento econômico brasileiro. Os primeiros afirmam que os enormes prejuízos para o equilíbrio social e ambiental do lugar terão repercussão além dos limites da Amazônia, o que não justificará os lucros.

Quanto à escolha do palestrante, Cleusa é afirma: “Dom Erwin é uma voz importante, é um dos melhores conhecedores da realidade socioambiental da região que será afetada. Conhece muito a respeito da construção da hidroelétrica Belo Monte no Rio Xingu e é um nome importante no debate público sobre os riscos que essa obra acarretará”.

Amazônia em debate é um evento gratuito, destinado a professores, pesquisadores, universitários e comunidade em geral. Acontece em São Leopoldo, de 5 a 6/8, e é dividido em três palestras:

Em 5/8, das 17h30 às 19h, acontece a palestra: Belo Monte, impactos socioambientais – IHU Ideias, na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros; das 20 às 22h do mesmo dia, Povos Indígenas na Amazônia: lutas e restrições de direitos, no Teatro Municipal de São Leopoldo. No dia 6/8, na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, das 14h30 às 16h, acontece a última palestra do circuito: Presença Eclesial da Amazônia: desafios e perspectivas.

Mais informações no link do evento: http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_eventos& Itemid=19&task=detalhe&id=201

Comunicação Institucional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos