Foi na Ufrgs, também, que o professor realizou mestrado e doutorado. Em 1995, Amaral passou a integrar a Comissão de Consultores Científicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área de Física e Astronomia. Nos últimos anos, o professor participou como membro do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior e do Comitê Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais, além de coordenador da área de materiais.
O professor exerceu diversos cargos de representação, consultoria e administração na Ufrgs, em agências do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), no Ministério da Educação (MEC) e em fundações de amparo à pesquisa, bem como na Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem mais de 130 publicações em revistas especializadas. Em maio de 2009 foi cedido para exercer o cargo de diretor de avaliação da Capes.
Avaliação
O Sistema de Avaliação Capes abrange dois processos conduzidos por comissões de consultores vinculados a instituições das diferentes regiões do país: a Avaliação dos Programas de Pós-graduação e a Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação. O primeiro compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). Os resultados, expressos pela atribuição de uma nota na escala de 1 a 7, fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio subseqüente.
A Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação é parte do rito estabelecido para a admissão de novos programas e cursos ao SNPG. Os dois processos são alicerçados em um mesmo conjunto de princípios, diretrizes e normas, compondo, assim, um só Sistema de Avaliação, cujas atividades são realizadas pelos mesmos agentes: os representantes e consultores acadêmicos.
Assessoria de Imprensa - Unisc