Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Na próxima semana, de 24 a 28 de maio, a UFMG realiza em Diamantina a 14ª edição do Seminário sobre Economia Mineira. Conhecido como Seminário de Diamantina, o evento que acontece a cada dois anos vai reunir especialistas de vários estados brasileiros e de outros países. Os temas, abordados em mesas-redondas, seminários e pôsteres, abrangem a economia em Minas, no Brasil e no âmbito internacional, além de política, história, cultura e demografia. Mais de 400 pessoas já se inscreveram para participar.
A abertura do evento será realizada na manhã do dia 25, com a presença do reitor da UFMG, Clélio Campolina, do prefeito de Diamantina, Pe. Geraldo da Silva Macedo, do reitor da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), Pedro Angelo Almeida, e do coordenador do Seminário e pró-reitor de Extensão da UFMG, João Antonio de Paula, entre outros dirigentes da Universidade.

Organizado pelo Centro de Estudos do Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade, o seminário receberá convidados como Francisco de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), que vai abordar O eclipse da política, o pesquisador lisboeta José Luís Cardoso, que falará sobre os 80 anos da influente École d’Annales na historiografia contemporânea, e Márcio Pochmann, diretor do Ipea, que anuncia a proposta de diálogo em torno de um suposto adeus ao capitalismo dependente.

Haverá também apresentações de monografias variadas sobre história mineira e questões atuais da demografia, além de visões críticas em torno das contas públicas, como indica o tema da exposição de Fabrício de Oliveira, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): Contabilidade criativa: como chegar ao paraíso cometendo pecados contábeis – o caso do governo do estado de Minas Gerais.

A programação acontecerá diariamente, das 9h às 20h, com apresentação de pôsteres e cerca de 120 monografias, além de lançamento de livros e apresentações artísticas do grupo Galpão e da Vesperata, com músicos diamantinenses.

Inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento do formulário disponível no site do Cedeplar. No mesmo endereço, podem ser encontradas as relações de trabalhos e alunos selecionados para os cursos especiais.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-7084, 3409-7309 e 3409-7133 e pelo fax 3409-7203. O email é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Estes são alguns dos temas do seminário:

Reflexos da Transição Demográfica na Composição Etária das Internações Hospitalares no SUS em Minas Gerais
Alessandro Ribeiro Campos e Maria Auxiliadora Guerra Pedroso (ambos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais)

Gestão por Resultados em Minas Gerais: uma avaliação das metas de redução da criminalidade
Betânia Peixoto e Marcus Vinícius Gonçalves da Cruz (ambos da Fundação João Pinheiro) e João Pedro Azevedo (Banco Mundial)

Biodiversidade, Uso Tradicional de Plantas Medicinais e Produção de Fitoterápicos em Minas Gerais
Maria das Graças Lins Brandão (Dataplamt e Faculdade de Farmácia da UFMG, Juliana de Paula Souza (Dataplamt), Cristiane Fuzer Grael (UFVJM), Viviane Scalon (Ufop), Aparecida Célia Santos (UFSJ), Maria de Fátima Salimenha (UFJF) e Roberto Luís de Melo Monte-Mór (Cedeplar/UFMG)

Impactos Sociais da Expansão do Programa de Biocombustíveis sobre o Estado de Minas Gerais
Izabel Cristina Carvalho de Oliveira (UFU e UFVJM), Henrique Dantas Neder (UFU) e Niemeyer Almeida Filho (UFU)

Redes de Apoio e Estratégias de Sobrevivência entre os Idosos que Moram Sozinhos
Mirela Castro Santos Camargos (Fundação João Pinheiro, Roberto do Nascimento Rodrigues (Cedeplar/UFMG) e Carla Jorge Machado (Cedeplar/UFMG)

Mesa-redonda Especial 5 – Comportamento e Saúde Sexual e Reprodutiva: questões para a década 2010
Coordenador: André Junqueira Caetano (PUC Minas e Cedeplar/UFMG)

Expositores:
José Eustáquio Diniz Alves (Ence/IBGE)
Márcia Rovena de Oliveira (SES-MG)
Ignez Helena O. Perpétuo (Cedeplar/Face/UFMG)
Márcia Rovena de Oliveira (SES-MG)

Conhecendo a Economia Xakriabá: lições a partir de uma pesquisa participativa em terra indígena – Ana Maria Gomes (FaE/UFMG) e Roberto Monte-Mór (Cedeplar/Face/UFMG)

O Arquipélago de Ribeirão das Neves: a velha segregação na metrópole belo-horizontina
Paola Rogêdo Campos (UFMG)

Digitalização e Disponibilização de Acervos Paroquiais da Rota da Estrada Real
Pérola Maria Goldfeder e Castro (Ufop)

Desempenho Inovativo das Empresas de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Sara Gonçalves Antunes de Souza (Unimontes e UFRJ) e Márcia Siqueira Rapini (UFRJ e Cedeplar/UFMG)

A Importância da Inserção do Custo dos Acidentes de Trânsito na Análise da Viabilidade Econômica de Projetos de Infraestrutura Viária: uma análise de equilíbrio geral computável para as rodovias BR-116, BR-262 BR-381 em Minas Gerais
Carlos Eduardo da Gama Torres (Ufop)

Copa do Mundo 2014 – Impactos Econômicos no Brasil, em Minas Gerais e Belo Horizonte
Edson Paulo Domingues, Admir Antonio Betarelli Junior e Aline Souza Magalhães (todos do Cedeplar/UFMG)

Nível de Renda e a Qualidade da Educação nos Municípios Brasileiros
Camila Mata Machado Soares (Face/UFMG) e Lízia de Figueiredo (Cedeplar/UFMG)

A programação completa está no site do Cedeplar.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)