
No dia 19, às 19h, uma solenidade de reconfirmação de grau levará ao palco do Cidec-Sul um representante de cada uma das 36 turmas que concluíram o curso até 2009 na Instituição rio-grandina. Ao chamar o egresso, a turma dele se apresentará na platéia, que terá mais de 900 egressos do curso pioneiro na graduação em ciências do mar no Brasil.
Serão comemorados também os 50 anos da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (COI/Unesco). O evento marca ainda os 30 anos do projeto TAMAR, idealizado pelos oceanólogos Guy e Maria Ângela Marcovaldi, ambos egressos da FURG. Eles apresentam palestra às 11h de quinta-feira, 20, no Auditório 1, do Cidec.
Destaques na programação científica
Um time de convidados internacionais e nacionais participará da programação cientifica do 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia, de 17 a 21 de maio, no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os palestrantes internacionais são pesquisadores de destaque na área de oceanografia e abordarão assuntos que estão na linha de ponta das ciências do mar.
Do United States Geological Service (USGS, EUA), Dr. James E. Cloern apresentará a palestra “Padrões e Processos de Variabilidade Fitoplanctônica em Estuários e Ecossistemas Costeiros: Uma Perspectiva Global”, na quarta-feira, 19, às 13h30min, no Auditório 1. Dr. Cloern foi recentemente agraciado com o prêmio Bostwick H. Ketchum, concedido pelo prestigiado instituto de pesquisa Woods Hole (WHOI) dos Estados Unidos. A escolha foi determinada pela excelência de Dr. Cloern na pesquisa de ecologia estuarina, em especial pelo desenvolvimento de importantes modelos conceituais sobre processos estuarinos, por sua colaboração internacional, orientação de alunos, comprometimento com programas de monitoramento de longa duração e habilidade em traduzir resultados científicos para tomadores de gestão.
Além do Dr. Cloern, a Dra. Eileen Campbell da Universidade Metropolitana Nelson Mandela na Africa do Sul, falará sobre a importância do papel de microalgas da zona de arrebentação de praias arenosas como protetores naturais da linha de costa. Será na quinta-feira, 20, às 11h, no Auditório 2 do Cidec. Com a perspectiva de mudanças climáticas, estas regiões sofrerão uma intensificação dos processos de erosão, o que será apresentado e debatido pelo Dr. José Luis Juanes Martí do Instituto de Oceanologia, Cuba. Ele usará seus estudos no Caribe para discorrer sobre este tema, na quinta-feira, 20, às 14h30min, no auditório 2.
Da Louisiana State University, dos Estados Unidos, Dr. Brian D. Fry apresentará, na sexta-feira, 21, às 11h, no Auditório 1 do Cidec, as últimas descobertas sobre o uso de Isótopos Estáveis em ambientes estuarinos, técnica importante para o conhecimento ecológico destes ecossistemas. As conexões e interações entre as várias Bacias Hidrográficas superficiais e de subsolo no Sul da América do Sul será o assunto abordado pelo Dr. Herb Windom, do Skidway Institute of Oceanography dos Estados Unidos, na terça-feira, 18, às 11h, no auditório 1 do Cidec. Este assunto ganha relevância em nossa região, uma vez que a influência da água doce na região costeira é determinante para vários processos oceanográficos.
Novo Cidec
O 4º CBO será o primeiro evento realizado no Cidec após as obras da segunda etapa de instalação do auditório. Serão utilizados pela primeira vez os sistemas de som e luz e também a divisória que permite ao Cidec sediar um evento com mais de 1.000 pessoas ou três eventos menores, simultâneos. A Feira Tecnológica estará na Asa Leste do Cidec e também na frente do centro de eventos, em estruturas externas.
Assessoria de Comunicação Social - FURG