Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
CanevacciA convite da PUCPR, o antropólogo italiano Massimo Canevacci fará palestra sobre “cidade polifônica e cultura extrema”, nesta quinta-feira (13), para os alunos dos cursos de Sociologia e Comunicação Social da Universidade. O evento será às 19h, no auditório Alceu Amoroso Lima – câmpus Curitiba. Considerado um dos maiores pensadores da atualidade, Canevacci rompe com métodos clássicos da história intelectual ao rediscutir, em sua obra, o fetichismo elaborado por Karl Marx.
Na escola marxista, o fetiche está relacionado ao simbolismo estabelecido pelos homens sobre um objeto, naturalizando um ambiente social com relações de aparente igualdade, mas que são, em sua essência, desiguais. Para Canevacci, os “novos fetiches” transformam-se em estilo de vida e envolvem aspectos importantes da comunicação metropolitana. Ele defende que os fetiches estão entrelaçados à cultura visual e digital, envolvendo publicidade, moda, arte pública e design, transformadas, a partir da mercadoria clássica, em uma outra, com valor comunicacional.

Professor convidado da UFSC, Canevacci foi professor de Antropologia da Faculdade de Ciências de Comunicação, na Universidade La Sapienza, em Roma, e dirige no Brasil pesquisas de comunicação e cultura. É criador e diretor da revista Avatar e da revista eletrônica ZON/A, especializada em temas ligados à antropologia, comunicação e artes visuais, e autor de livros como “A Cidade Polifônica” e “Culturas Extremas: Mutações juvenis nos corpos das metrópoles”.

Assessoria de Comunicação da APC/PUCPR