
O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Flávio Edler, vai abordar algumas diferenças entre a atual concepção de magia e a ideia partilhada no período do Renascimento pelos teólogos e filósofos naturais. Segundo o pesquisador, hoje, a magia lida com o sobrenatural, mas, antes do século XVIII, seus efeitos dependiam da manipulação de objetos e processo naturais ocultos. Serão esclarecidas algumas das contribuições que a magia natural, a alquimia e o hermetismo - tradições associadas ao universo simbólico satânico - deram à chamada Revolução Científica.
Já a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniela Calainho, vai dar um panorama geral da Feitiçaria na Europa nos Tempos Modernos (séculos XV a XVIII), com ênfase nas especificidades adquiridas no mundo luso-brasileiro. Também vai falar da repressão a estas práticas pelo Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, que a considerava como uma heresia.
No evento, com mediação da editora assistente da RHBN, Vivi Fernandes, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura da RHBN com a duração de um ano.
A série de debates tem, ainda, transmissão em tempo real, via Internet, no site www.institutoembratel.org.br, através do link TV PontoCom. A Fundação Biblioteca Nacional está localizada na Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro (acesso pelo jardim).
A revista – Desde o lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional e com o patrocínio da Petrobras. A linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente independentemente de formação educacional ou área de atuação profissional. Única publicação no segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país e pode ser assinada. O conteúdo integral de todas as edições também pode ser acessado no endereço http://www.revistadehistoria.com.br.
Serviço
Projeto Biblioteca Fazendo História
Data: 18 de maio - terça-feira
Horário: 16 horas
Local: Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional - Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro
Entrada franca