Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
INPAO Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e o Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (Planor) realizam sexta-feira (7), no mini auditório da biblioteca do Inpa, localizado na Avenida André Araújo – Aleixo, uma série de palestras sobre preservação e segurança de acervos bibliográficos. A atividade é aberta ao público e terá início às 9h com a palestra “Diretrizes de Segurança & Preservação na Biblioteca Nacional”, ministrada pelo coordenador de Preservação da Biblioteca Nacional, Jayme Spinelli. 
Em seguida é a vez da palestra “Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras: Atuação e Contribuição à Gestão de Acervos raros”, ministrada pela gerente do Planor, Rosangela Helde.

Além das palestras, os palestrantes também farão uma visita técnica às instalações da biblioteca do Inpa com a proposta de auxiliar na elaboração do projeto de restauração e recuperação do acervo da Biblioteca do Inpa.

Com um dos maiores acervos internacionais sobre a região amazônica, a biblioteca do Inpa foi fundada em julho de 1954 e atualmente possui um acervo composto por mais de 200 mil obras, entre monografias, folhetos, teses e dissertações, periódicos, mapas, fitas de vídeo, CD-ROM, DVDs, microfilmes, microfichas, fotografias, aerofotos e slides, além da produção bibliográfica e outras publicações do Inpa.

Entre as quase 1500 obras raras, escritas nos séculos XVIII e XIX e herdadas do acervo do botânico João Barbosa Rodrigues (1842-1909), estão livros como “El Marañon y Amazonas”, publicado em Madri, em 1684.

Memória da Ciência
A restauração do acervo bibliográfico do Inpa é apenas uma das vertentes do projeto de resgate histórico do Instituto. Outro trabalho que vem sendo desenvolvido com essa proposta é o Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia.

Coordenado pela Associação de Pesquisadores do Inpa (Aspi), o projeto já deu origem a cinco documentários que relatam um pouco do trabalho feito por cientistas pioneiros na Amazônia.

Entre os registrados pelo projeto estão Antônio Azevedo Correia, um dos pioneiros no estudo de papel, celulose e carvão vegetal; Arthur Araújo Loureiro, engenheiro florestal; Ilse Walker, uma das maiores autoridades mundiais em biologia teórica; Algenir Ferraz Suano, fundadora da biblioteca do Inpa.

Núcleo de Comunicação Digital (NCD)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)