
Esse é o tema do debate que o projeto Biblioteca Fazendo História promove no dia 26, terça-feira, às 16 horas, no Auditório Machado de Assis.
O marujo intitulou sua autobiografia A vida de João Cândido ou o Sonho da Liberdade, quando esteve internado no Hospital Nacional dos Alienados. O texto foi parcialmente publicado como “Memórias de João Cândido, o marinheiro” na Gazeta de Notícias do Rio Janeiro, em doze capítulos, entre 31 de dezembro de 1912 e 12 de janeiro de 1913. Os trechos mostrados pela RHBN fazem parte da 5ª edição do livro A Revolta da Chibata, do jornalista Edmar Morel (1912-1989), lançada em maio pela Editora Paz e Terra.
O historiador Marco Morel, autor do artigo As últimas chibatadas, da edição de maio da RHBN, irá trazer para o debate o tema João Cândido e as letras para questionar o estereótipo enfrentado pelo marinheiro negro, pobre e filho de escravos. Morel pretende mostrar que o marujo tinha domínio suficiente sobre a cultura letrada para expressar sua visão de mundo.
O historiador Álvaro Nascimento pretende abordar a história de João Candido como a de um homem comum que se tornou herói. Nascimento irá lembrar tanto o lado positivo – o papel de liderança na Revolta da Chibata - quanto o negativo - oficiais e políticos que viam o marinheiro como uma pessoa rude, analfabeta, que não sabia se expressar – que são ressaltados quando se fala do marujo negro.
O debate - No evento, com mediação do pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, serão sorteadas duas assinaturas da RHBN, com a duração de um ano. Os debates realizados pela RHBN têm atraído estudantes de importantes instituições de ensino público e privado do Estado do Rio de Janeiro, bem como profissionais de áreas afins.
A revista – Desde o seu lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional. Sua linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente independentemente de formação educacional ou área de atuação profissional. Única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país e pode ser assinada. O conteúdo integral de todas as edições da revista também pode ser acessado no endereço http://www.revistadehistoria.com.br.
Serviço
Projeto Biblioteca Fazendo História
Data: 26 de maio/ terça-feira
Horário: 16 horas
Local: Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional - Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro