Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade de Passo Fundo
Uma forma diferente e criativa de aproximar os alunos da leitura de obras da literatura brasileira foi encontrada pelo Centro de Ensino Médio Integrado da Universidade de Passo Fundo (UPF), que realiza o Festival de Cinema Integrado UPF.

Em sua segunda edição, o evento está sendo produzido pelos alunos desde fevereiro deste ano, e terá como ponto alto a apresentação de seis curtas-metragens, no próximo dia 21 de maio, às 20h, no Centro de Eventos da UPF. Toda a comunidade é convidada a participar.

A mostra é competitiva entre estudantes do 3º ano do Ensino Médio e os curtas, de três minutos cada, são baseados em leituras de obras da literatura brasileira. A leitura, adaptação, encenação e filmagem são feitas pelos próprios alunos, tendo orientação técnica sobre cinema da professora da Faculdade de Artes e Comunicação, Bibiana De Paula Friderichs. A edição e finalização das gravações é feita pelos técnicos dos laboratórios da Faculdade de Artes e Comunicação, acompanhados dos diretores e assistentes de direção de cada grupo de alunos. A coordenadora da atividade é a professora de Literatura Nara Marley Aléssio Rubert, sendo que ainda colaboram as professoras Patrícia Valério (coordenadora) e Dinéia Bordin.

Nesta edição do festival, os estudantes estão trabalhando com o gênero conto. Os textos literários transformados em curtas-metragens são os seguintes: “A cartomante” de Machado de Assis; “Yohann” de Álvares de Azevedo; “Contrabandista” de João Simões Lopes Neto; “Corpo Fechado” de Guimarães Rosa; “O cobrador” de Rubem Fonseca; e “Venha ver o pôr-do-sol” de Lygia Fagundes Telles.

De acordo com a professora Nara, o Festival foi lançado em fevereiro, no primeiro dia de aula, e desde então, os grupos começaram a ser formados e as leituras feitas. “As gravações já estão adiantadas e alguns grupos já vão começar a editar o material produzido”, enfatiza.

Além de apresentar os curtas-metragens ao público, que no ano passado foi quase 400 pessoas, os alunos são avaliados por uma comissão, composta por profissionais e artistas da comunidade. São julgadas e premiadas as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Direção e Melhor Sonoplastia.

A coordenadora das atividades destaca que o festival é comemorativo aos 20 anos do Centro de Ensino Médio Integrado UPF e um convite à literatura e ao cinema. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316 8180.

Assessoria de Imprensa UPF
Universidade de Passo Fundo