É como se fosse um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os “artistas” são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público. A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, acontecerá simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros oito países: Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha e França. No Brasil, 22 cidades sediarão o Pint.
Durante as três noites do festival, a população de Curitiba poderá participar de nove debates que acontecerão em três locais (Cervejaria Bodebrown, Hop’n Roll Beer Club e Trapista Hamburgueria e Cervejaria). A cada noite, três temas atuais serão discutidos. Os assuntos escolhidos para este ano são: células-tronco, Física Quântica, o controle do mosquito aedes aegypti e da aranha marrom, cosmologia, nanotecnologia, a influência da Lua nos seres vivos, DNA, origem da vida e privacidade digital (veja a programação completa abaixo).
O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar. “É uma oportunidade imperdível de debater com quem produz ciência no Brasil, tirar suas dúvidas e conhecer as pesquisas mais de perto”, afirma Lauro Luiz Samojeden, coordenador do festival em Curitiba e professor do Departamento de Física da UFPR.Como tudo começou
A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.
A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
Em Curitiba, o Pint será realizado pelo Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná. Em âmbito nacional, o festival é apoiado pela pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades.
Programação Pint of Science Curitiba Segunda-feira, 15/05, às 19h30 horas
Título da mesa: Celulas-tronco: um curinga em nosso corpo
Onde: Hop’n Roll Beer Club.
Título da mesa: A evolução do Universo: Da grande explosão aos dias atuais.
Onde: Cervejaria Bodebrown
Título da mesa: O DNA: muito além da beleza
Onde: Trapista Hamburgueria e Cervejaria
Terça-feira, 16/05, às 19h30 horas
Título da mesa: Física Quântica para leigos.
Onde: Hop’n Roll Beer Club
Título da mesa: A pequena-grande revolução: como a a nanotecnologia está mudando nossas vidas.
Onde: Cervejaria Bodebrown
Título da mesa: Você sabe de onde você veio? Propostas sobre a origem da vida.
Onde: Trapista Hamburgueria e Cervejaria
Quarta-feira, 17/05, às 19h30
Título da mesa: Mosquito aedes aegypti e aranha marrom: como a ciência pode ajudar a controlá-los?
Onde: Hop’n Roll Beer Club
Título da mesa: A influência da Lua nos seres vivos.
Onde: Cervejaria Bodebrown
Título da mesa: Privacidade digital na era da espionagem.
Onde: Trapista Hamburgueria e Cervejaria
Mais informaçõesSite do evento: http://pintofscience.com.br/
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/search/top/?q=pint%20of%20science%20curitiba%202017