Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Para comemorar o Dia Nacional do Índio, o Programa Revitalizando Culturas da Unisul prepara a 9ª Semana Cultural Tekoà Itaty e a 11ª Semana Indígena Unisul Pedra Branca, que acontece de 12 a 18 de abril, na Unisul Pedra Branca. O evento intitulado NHANDEREKO (Nosso Território, em língua guarani) visa acolher os djuruá (não-índios) para partilhar os valores culturais, o modo de ser dos guarani e, de certa forma, trocar saberes e aprender com os povos originários ainda em curso no Brasil.
Toda a programação oferece espaços de vivência de lazer, estética, preocupações com a Mãe Terra, temas sempre envolvidos pela espiritualidade focada na dança e canto de seus mantras religiosos.

Segundo o professor e organizador do evento, Jaci Rocha Gonçalves, esta edição registra o fruto do tripé: eles se reconhecem em seus valores endoculturais e se mostram autônomos o suficiente para dialogar conosco com autoridade. “Nessa edição se registra um fato cultural: eles vêm até a Universidade em apenas um dia e a Unisul pode desfrutar dos conhecimentos e vivências do Povo Guarani tendo a aldeia como Ambiente de Aprendizagem. Essa é a diferença construída na forma de aliança, de continuidade: Unisul-Povo Guarani”.

Durante a Semana Cultural os participantes terão a oportunidade de ter contato direto com a cultura indígena na forma de apresentação de cantos e danças do Coral Tapé Mirim, exposição de artesanatos, danças folclóricas guaranis, oficinas de tintas e pintura corporal, oficinas de cerâmica, torneio de arco e flecha, zarabatana, caminhadas e o lançamento do vídeo MITO GUARANI OJEPOTÁ, primeiro filme de autoria coletiva da aldeia.

Mais informações: 3279.1114 ou revitalizandoculturas.blogspot.com.br.