Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
No dia 21 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, foram lançados em Brasília (DF) os dois volumes da síntese da Coleção História Geral da África, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As publicações são organizadas pelo escritório da Unesco no Brasil, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Integração do Ministério da Educação e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A síntese, publicada em dois volumes, pretende fornecer subsídios para pesquisadores e estudantes, bem como para a prática pedagógica de professores responsáveis pela educação básica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos em relação à história e à cultura africanas. O volume 1, dividido em quatro capítulos, contém, de forma criteriosa, o resumo dos temas publicados nos quatro primeiros volumes da edição completa da coleção História Geral da África, abordando os períodos desde a pré-história até o século XVI. O volume 2 aborda os temas tratados nos quatro últimos volumes da edição completa da coleção, abrangendo desde o século XVI até o século XX.

O livro "História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil" disponibiliza para profissionais da área de educação e demais interessados conteúdos sólidos para a formação e o conhecimento sobre a riqueza, as diferenças e a diversidade da história e da cultura africanas e suas influências na história e na cultura do povo brasileiro. Assim, a obra contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da igualdade étnico-racial.

Os livros contam com a participação do professor Valter Silvério, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar, como coordenador técnico da Coleção História Geral da África. As publicações podem ser conferidas no site da Unesco, em www.unesco.org.