Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Ontem, dia 17 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da União, na Seção 3, número 244, o Acordo de Licenciamento Gratuito para distribuição no Brasil e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) da edição sintetizada da coleção História Geral da África em Língua Portuguesa. Com o Acordo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) cede à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ao Ministério da Educação (MEC) a licença gratuita e exclusiva para a síntese da versão em Língua Portuguesa da coleção em dois volumes: "Pré-História ao Século XVI" e "Século XVI ao Século XX".
Para cada volume da edição sintetizada, serão produzidos 65 mil exemplares em formato brochura e 15 mil unidades em capa dura e distribuídos às instituições educacionais de Cultura e Educação no Brasil e nos países da CPLP e para os Ministérios de Educação dos Países da América Latina e Caribe, em um prazo de cinco anos. Os exemplares estarão disponíveis nos sites da Unesco, em www.unesco.org, e do MEC, em http://portal.mec.gov.br.

A versão integral da Coleção História Geral da África é composta por oito volumes que abordam a pré-história, as civilizações antigas, os processos de colonização e o período contemporâneo do continente africano. A primeira publicação da obra "História Geral da África" aconteceu no final da década de 1980, com o original em Francês, e também foram editadas versões em em Inglês e Espanhol.

Em 2011, foi publicada a versão em Língua Portuguesa da Coleção com base na versão francesa. A tradução em Português foi desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da UFSCar, sob coordenação do professor Valter Silvério, do Departamento de Sociologia da Universidade.