Amplas janelas em vidro e uma bela vista para o jardim proporcionam maior iluminação natural aos usuários. Um novo ambiente para exposições de arte, inaugurado pelos alunos do curso de Artes Visuais, Summer Villaça (fotografia) e Carlos Moreno e Patricia Oliveira (escultura) e os decks de madeira onde foram colocados pufes, são detalhes que valorizaram a convivência social e tornam o ambiente muito agradável.
A acessibilidade e atendimento de qualidade aos alunos com necessidades especiais também foram pensados no projeto com a instalação de balcão rebaixado e espaços amplos de circulação.
A nova biblioteca foi construída numa área de 400 metros quadrados. Sua localização, próxima à Clínica de Psicologia, privilegia o silêncio, condição essencial para o estudo e concentração dos alunos.
Robson Medeiros disse que está muito feliz com o sucesso do seu projeto: “A nova Biblioteca trouxe um novo espaço para encontros e para o estudo. O aluno está mais frequente, e isso é o que conta”.
Nova estrutura para pesquisa
Para a bibliotecária Aline de Freitas a nova infraestrutura mudou completamente a atitude dos alunos. “Antes a biblioteca era um ambiente de passagem. A maioria dos alunos pegavam os livros e iam embora. Com a criação dos novos ambientes eles ficam mais tempo pesquisando e debatendo os temas com os colegas. A biblioteca se transformou em um organismo vivo por conta das relações interpessoais”, destaca.
Segundo o diretor acadêmico da FAAT, prof. Gilvan E. Pereira, a biblioteca de uma instituição de ensino superior é um dos espaços de aprendizagens mais importante. “Uma boa biblioteca é condição fundamental para o estímulo à leitura e a pesquisa e, consequentemente, para a boa formação profissional”, afirma o professor.
A Biblioteca do Campus Dom Pedro possui cerca de 17.350 títulos e 910 periódicos em seu acervo. Foram instalados 30 computadores, sendo quatro terminais para pesquisa e busca do acervo.
Para a comodidade dos usuários, utiliza-se o Sophia on-line, um link eletrônico para consultas, reservas e renovações. Além disso, é possível obter o histórico de empréstimos e referências bibliográficas dos materiais catalogados. Para esses e outros serviços a equipe de atendimento está à disposição dos alunos para esclarecer qualquer dúvida.
O horário de funcionamento é o seguinte: segunda a sexta, das 8h às 22h40 e aos sábados das 9h às 15h.