Na opinião de Castilho, Ser e Tempo é um livro singular “porque pressupõe a leitura por Heidegger de toda a história da filosofia”. O lançamento ocorre em parceria com a Vozes, editora que detém os direitos de publicação de títulos de Heidegger no Brasil.
Em sua graduação em filosofia na Universidade de Sorbonne, na França, Fausto Castilho foi aluno de Merleau-Ponty, Jean Piaget e Gaston Bachelard. Paralelamente, como convém a um futuro filósofo, cuidou de aprender o alemão com um grupo de colegas, quando já começou a traduzir a obra-prima de Heidegger, ao mesmo tempo em que a estudava.
Castilho fez a tradução por partes, conforme as necessidades de estudante, professor e palestrante, até se dar conta, no início dos anos 1980, de que havia traduzido praticamente todo o livro.
Em entrevista ao Jornal da Unicamp, Castilho conta como nasceu seu interesse por Heidegger, dimensiona a importância de Ser e Tempo na Filosofia e apresenta uma explicação para a adesão do filósofo alemão ao nazismo.
Perto de completar 83 anos de idade, Castilho retoma neste semestre os estudos sobre a interpretação do Brasil – o outro tema de seu interesse –, prevendo inclusive a realização de seminários multidisciplinares a respeito.
Ser e Tempo
Autor: Martin Heidegger
Tradução, organização, nota prévia, anexos e notas: Fausto Castilho
Lançamento: 2012
Páginas: 1200 páginas
Edição: Editora da Unicamp e Editora Vozes
Preço: R$ 160 (de 5 a 28 de setembro por R$ 96 nas livrarias da Editora da Unicamp, na Biblioteca Central e no Instituto de Estudos da Linguagem)
Agência FAPESP