Imprimir
Outros Eventos
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Estará disponível em breve, na Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP), o acervo de 4,5 mil livros e revistas doado pela família de Marlyse Meyer, que foi professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Os volumes têm como tema literatura brasileira, francesa e latino-americana, teoria literária, cultura popular brasileira, teatro, sociologia e antropologia.
O material se somará aos 182 mil livros, revistas, teses, periódicos e partituras que já fazem parte de um dos principais acervos do país sobre assuntos brasileiros.

Segundo Maria Itália Causin, supervisora técnica da biblioteca, a iniciativa da doação partiu de Aline Meyer, filha da professora que morreu em 2010. Em julho de 2011, o material foi recebido e passou por uma comissão para ser avaliado o estado de conservação e o interesse em relação ao conteúdo.

Nos meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012, os volumes passaram por um processo de higienização e, em seguida, pelas etapas de tombamento, inventário e catalogação.

Agora, ainda sem prazo de término, a coleção vai ser submetida a um processamento técnico, para então ser incluída no sistema de bibliotecas da USP e no catálogo eletrônico do IEB.

Outra coleção que acaba de chegar ao IEB e está na mesma situação é a do geógrafo Milton Santos, também professor titular da FFLCH.

Mais informações www.ieb.usp.br

Agência FAPESP