Patrimônio imaterial - As línguas indígenas são parte de um importante patrimônio imaterial dos povos indígenas. Por meio delas, são veiculados, há milênios, conhecimentos e saberes tradicionais de comunidades de tradição oral”, enfatiza a professora Marília Ferreira. Na Amazônia, estão presentes 72% das línguas indígenas faladas no Brasil, atualmente. O Estado do Pará concentra 25 línguas, um número maior de línguas do que a Europa.
Os participantes da Oficina poderão escutar trechos das línguas indígenas coletados por pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Línguas Indígenas da UFPA. Pretende-se, com isso, refletir sobre os preconceitos linguísticos sofridos por esses povos que, muitas vezes, ainda são tratados como inferiores.
Segundo a professora Marília Ferreira, “ainda hoje as línguas indígenas brasileiras são as mais desconhecidas do mundo”, e é dever do pesquisador divulgar seus estudos e contribuir para que esse patrimônio seja valorizado.
“Estou bastante contente com a possibilidade de divulgar o conhecimento que se tem acumulado de nossas pesquisas na área de línguas indígenas, durante cerca de duas décadas”, afirma com entusiasmo a professora. A expectativa da docente é ter um bom número de participantes para que possa compartilhar esse conhecimento e aprender sobre ele.
Serviço:
Oficina “Ouvindo as vozes da floresta: línguas indígenas da Amazônia”
Local: XV Feira Pan-Amazônica do Livro, Centro de Convenções Hangar, na Sala Mezanino.
Data: 6 (terça), 8(quinta) e 9 (sexta) de Setembro
Horário: 14:30h às 17:30h
Ministrantes: Marília Ferreira, Bianca Rodrigues, Cinthia de Lima Neves, Lorena Mendes Tavares, Laíse Maciel Barros e Ricardo Bezerra Sampaio
Assessoria de Comunicação da UFPA