Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A programação do 22º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga promovido pelo Centro Cultural Pró-Música traz ao público nesta quinta-feira, 21, composições daquele que “não é um riacho, mas um mar” e é “o pai da harmonia”, segundo ninguém menos do que Ludwig Van Beethoven. Trata-se de J. S. Bach (1685-1750). Às 20h30, na Igreja do Rosário, os cravistas Marcelo Fagerlande e Ana Cecília Tavares executarão a Arte da Fuga de Bach. A obra, considerada uma das maiores criações da história da música, será apresentada em versão inédita com dois cravos.
Um comentário didático do professor Rodolfo Valverde precederá, às 19h30, a apresentação no mesmo local do concerto.

Em março de 2010, os dois músicos lançaram a gravação integral em CD marcando o primeiro registro da obra no Brasil. Esta versão da Arte da Fuga foi apresentada pela dupla em diversos recitais e festivais pelo país, e no exterior, na Alemanha. Marcelo Fagerlande é graduado em cravo pela Escola Superior de Música de Stuttgart e doutor em Musicologia pela Uni-Rio. Ana Cecília Tavares é mestre em cravo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especiaizando-se em Paris com a cravista Huguette Dreyfus. Ali obteve os prêmios Prix d’Excellence e Prix de Virtuosité.

A Igreja do Rosário fica na rua Santos Dumont, 215 – Centro.

Às 17h30, no calçadão da Rua Halfeld, a tradicional e competente banda do 10º Batalhão de Infantaria Motorizada apresenta-se para o público.

Confira aqui a programação completa do Festival.

Festival atravessando fronteiras

Este ano, novamente o Festival se expande para outras cidades de Minas Gerais. Hoje, em Tiradentes, às 20h, o quarteto Spalla Pró-Música se apresenta no Centro Cultural Yves Alves.

O grupo, criado em 2010, busca valorizar uma formação diferenciada e pouco difundida no meio cultural, ainda rara no meio musical brasileiro. O quarteto é formado pelos chefes de nipes da Orquestra de Câmara Pró-Música que também atuam como monitores do Projeto Ação Social Através da Música.

Amanhã, dia 22, às 10h, o professor Rodolfo Valverde faz a última de suas três palestras sobre a história da ópera no auditório do Colégio dos Jesuítas com o tema “A Ópera Barroca Francesa: a Tragédie – Lyrique e a Opera Ballet”.

Outras informações:

(32) 3216-4787 – Assessoria Pró-Música

www.promusica.org.br