A aproximação da Osusp e do CoralUSP, iniciada no ano passado, faz parte do projeto da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária de criar um polo cultural e unificar os grupos artísticos da USP. “A junção possibilitou um rico intercâmbio de conhecimentos, equipes mais preparadas e maior aprendizado para os músicos”, destaca o Prof. Dr. Edson Leite, diretor da orquestra.
No concerto de 4 de junho, que terá a regência de Ligia Amadio, uma das mais destacadas maestrinas da atualidade, a Osusp apresentará Bleublancrouge (versão II), de Raul do Valle, e Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Felix Mendelssohn. No encerramento da noite, será executada a peça Sinfonia Dante, de Franz Liszt, com a participação do coro feminino do CoralUSP.
A Temporada 2011, além de contar com a participação de solistas de renome nacional e internacional, inclui repertório formado basicamente por uma obra clássica ou romântica, uma obra do século XX e uma obra brasileira. “Essa é uma oportunidade muito especial de apreciar a boa música produzida na Universidade de São Paulo”, destaca o diretor da Osusp, Edson Leite.
Concerto 4 de junho:
Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, s/ nº - Centro)
Horário: 21h
Duração: 1h50
Ingressos: de R$ 10,00 a R$ 50,00 (inteira). Estudantes, professores, aposentados e pessoas com idade acima de 60 anos têm 50% de desconto.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br ou pelos telefones (11) 4003-1212 e (11) 3223-3966 (bilheteria Sala São Paulo).
Sobre a OSUSP
A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e teve como primeiro regente o renomado compositor Camargo Guarnieri (1907-1993).
Em 2006, a Orquestra recebeu o prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra do Ano, concedido aos nomes mais expressivos da música erudita nacional.
Em 2008, em um concerto inédito no mundo, a OSUSP realizou o ciclo completo das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. Em 2009, a maestrina Ligia Amadio assumiu o posto de regente convidada da OSUSP, oferecendo ao público desde então uma rica temporada de concertos que incluiu a participação de grandes nomes do cenário musical nacional e internacional.
A OSUSP abriu a temporada lírica do Theatro São Pedro em 2010 com cinco récitas da ópera Tosca, de Puccini, com sucesso de crítica e público.