Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufmt_logoA “XXI Semana Indígena” de Rondonópolis começou hoje (11) e vai até o dia 28 deste mês. A programação inclui mostra de artesanato e de vídeo e cursos. Nesta segunda-feira foi aberta às 08h, a exposição “Art&fatos” indígenas no Museu Rosa Bororo, que fica na avenida Cuiabá, esquina com a rua Arnaldo Estevão de Mendonça, centro de Rondonópolis-MT. O evento é organizado comunidade indígena Bóe-Bororo de Tadarimana, a Prefeitura de Rondonópolis, a Biblioteca da UFMT em Rondonópolis e os museus Rosa Bororo e Etnográfico Siriema.
Também de 11 a 28, acontece a exposição “Olhar da Criança Indígena”, na Biblioteca Municipal Mamede Rachid – Av. Cuiabá esquina com a rua João Pessoa – centro e na Biblioteca da Vila Operária – Rua Felinto Müller, Vila Mariana.Rondonópolis, MT.  Nesse mesmo local, de 18 a 20, das 8h às 17h, ocorrerá a mostra de vídeo-indígena. 

Nesse período está sendo realizado o curso “A questão indígena na sala de aula”, na sala de convenções da Secretaria Municipal de Educação (Semec) -  rua Rio Branco, em Rondonópolis. A carga horária é de 20h, com direito a certificado. O professor Paulo Augusto Mário Isaac, do Departamento de História da UFMT, Campus Rondonópolis, ministrará o curso. Ele diz que “o investimento é: força de vontade” , ou seja, custo zero para o aluno. As aulas presenciais serão de hoje até o dia 18, sempre das 19h às 22h30. De 19 a 28 os participantes do curso terão como tarefa realizar oficinas de investigação científica nas salas de aula onde atuam. Trabalhar a questão indígena e apurar os resultados – desenhos e pinturas para educação infantil e os primeiros dois anos do ensino fundamental; redações, poesias e questionários para demais estudantes e para profissionais da educação da escola onde o professor trabalha – são as atividades propsotas.

Veja toda a programação no Blog: www.siriemabororo.blogspot.com