O programa faz uma viagem de Paris ao Rio e a São Paulo, durante a qual regentes, musicólogos, compositores e músicos apresentam um panorama da vida de Villa-Lobos, das influências que sua obra sofreu e do caminho que ele traçou para difundir a musicalidade brasileira.
Músico autodidata, o compositor não fazia parte da elite musical de sua época e era alvo da crítica, mas soube frequentar as elegantes salas de concerto e as ruas do Rio de Janeiro. Para o regente John Neschling, Villa-Lobos encarna a alma da música brasileira. Criador prolífico, compôs, entre sinfonias, concertos e quartetos de cordas, mais de mil obras, conciliando erudito e popular.
A TV Escola pode ser sintonizada nos canais 112 da operadora Sky, 694 da Telefônica TV Digital e 123 da Via Embratel; por antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770, e na digital banda C vertical, frequência 3965. Outra opção é o acesso pela página eletrônica do Ministério da Educação, que oferece ainda resumo e informações pedagógicas sobre o vídeo.
MEC Assessoria de Comunicação Social