Dirigido por Yojiro Takita, “A Partida” é um drama que se concentra no personagem Daigo Kobayashi, um ex-violoncelista que, ao perder o emprego, retorna à sua cidade natal e lá consegue um trabalho inusitado: torna-se nokanshi, um profissional que se dedica a lavar e vestir cadáveres.
A mudança vivida pelo protagonista traz consigo vários conflitos: a volta ao passado e o contato com pessoas e traumas de outrora; o relacionamento mal resolvido com o pai; a contraposição entre um país cada vez mais moderno e ocidentalizado e a antiga tradição nipônica de cuidado com os mortos; a relação das pessoas com a morte; e o preconceito da sociedade sobre o novo trabalho desempenhado Daigo.
“A narrativa é conduzida pelo diretor de forma extremamente cuidadosa e sensível. A direção aposta em um ritmo lento, utilizando muitos planos fixos e observadores, com o intuito de transmitir a sensibilidade e a verdade de cada momento”, comenta William Trevisani, professor orientador da atividade. Não por acaso, “A Partida” foi o ganhador do Oscar na categoria Filme em Língua Estrangeira em 2009.
Participação especial
Após exibição, o filme será comentado pelo professor William e pela convidada especial sra. Yoshiko Inoue, diretora no Brasil do Centro Cultural Internacional Tikufukai, entidade atua no país há 39 anos. Seus objetivos são os de, através do ensino das artes milenares do ikebana (arranjo de flores), origami (dobradura de papel), língua e culinária japonesas, estreitar a amizade nipo-brasileira e contribuir para a construção de uma cultura de paz.
“A presença da sra. Yoshiko Inoue vem acrescentar muito ao debate do Café Cinematográfico, uma vez que ela poderá esclarecer aos participantes do evento vários aspectos da cultura japonesa abordados no filme”, conclui William.
Serviço
9/4 (sábado) - Café Cinematográfico
Exibição do filme “A Partida”
14h, no Auditório Padres do Trabalho, campus do Unileste em Coronel Fabriciano
Entrada franca
Assessoria de Comunicação Social
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais